Encontro promovido pelo IFF integra Programas de Pós-graduação

por Comunicação Social da Reitoria publicado 13/11/2017 12h03, última modificação 31/08/2023 12h44
Evento contou com a participação de coordenadores de curso, docentes e estudantes de Pós-graduação do IFF e demais instituições de ensino.
Encontro promovido pelo IFF integra Programas de Pós-graduação

Evento discutiu temas como Sistemas de Avaliação da Capes e Internacionalização

O Encontro de Pós-Graduação do IFFluminense: Conquistas e Desafios foi realizado na tarde de quinta-feira, dia 09 de novembro, no auditório da Reitoria. O evento contou com a participação de coordenadores de curso, docentes e estudantes dos programas de pós-graduação do IFF e de demais instituições de ensino, como a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e a Universidade Cândido Mendes (Ucam Campos).

O pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFF, Vicente de Oliveira, abriu o encontro destacando a importância da integração entre os programas: “a ideia é que a gente realize mais momentos como esse, para aprimorar e elevar os indicadores, buscando a excelência em nossos programas de pós-graduação”.

A diretora de Pós-graduação, Simone Vasconcelos, destacou que, com o crescimento da pós-graduação no Instituto, “a realização de encontros é importante para promover a integração entre os programas e levar informações sobre os sistemas de avaliação da Capes e a importância das parcerias com as instituições internacionais”.

A programação do evento contou com palestra do professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e ex-consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Antônio José da Silva Neto, com o tema “Avaliação, Grupos de Trabalho e Desafios da Capes”.

Em seguida, o professor Orestes Llanes Santiago, da Universidade Tecnológica de Havana (CUJAE-Cuba), falou aos participantes sobre a universidade e o Sistema de Pesquisa e Pós-graduação em Cuba e as Parcerias no Brasil. “Já possuímos parceria com a Uerj no Brasil, o nosso objetivo é apresentar a universidade, as linhas de pesquisa e as possibilidades de parceria com o IFF”, comentou.

O evento foi encerrado pelo professor e diretor de Internacionalização e Inovação do IFFluminense, Henrique da Hora, com a abordagem sobre a Internacionalização na Pós-graduação.