Mudança

Matrículas do IFF devem ser realizadas pelo Balcão Digital

por Comunicação Social da Reitoria publicado 13/07/2022 14h27, última modificação 31/08/2023 13h10
A nova plataforma para matrículas será utilizada a partir dos processos seletivos do 2º semestre de 2022.
Matrículas do IFF devem ser realizadas pelo Balcão Digital

Matrículas online serão realizadas pela plataforma Balcão Digital (Arte: Programação Visual/IFF).

O Instituto Federal Fluminense (IFF) comunica que, a partir dos processos seletivos do 2.º semestre de 2022, as matrículas do Processo Seletivo, Vestibular e Sisu serão realizadas pelo Balcão Digital, por meio do Portal do Governo Federal, no endereço gov.br

De acordo com o diretor de Gestão Acadêmica e Políticas de Acesso do IFFluminense, Marcelo Sarmento, o Balcão Digital é uma plataforma do Governo Federal que disponibiliza serviços on-line referentes às instituições públicas de ensino. "A ação de migrar os processos de matrículas para o meio digital envolve não só os Institutos Federais, mas também as Universidades Públicas. O Balcão funciona como uma caixa de e-mails por onde chegarão as solicitações de matrícula dos candidatos”, explica.

Fique atento - O que muda é apenas o modo de fazer a matrícula. O cronograma e a maneira como são realizadas as seleções no IFF continuam da mesma forma em todos os editais para cursos técnicos, de graduação e Sisu: os candidatos classificados são convocados com prazo estipulado para a matrícula, de acordo com a classificação. Caso o candidato não atenda ao prazo para as correções na solicitação, sua matrícula será indeferida. Além do candidato receber as notificações do status da matrícula por e-mail, a solicitação também pode ser acompanhada no perfil do candidato em “Minhas solicitações”.

“É importante salientar que, mesmo as matrículas sendo realizadas on-line, o candidato continua podendo ir aos campi do IFF para sanar dúvidas, acessar o computador, solicitar o auxílio para as etapas da matrícula, como já vinha sendo feito pelas Centrais de Atendimento nos campi", destaca Marcelo.

Confira o passo a passo para realizar a solicitação de matrícula:

É recomendado que antes de iniciar a solicitação de matrícula o candidato já esteja em posse das cópias digitais legíveis da documentação exigida conforme o tipo de vaga. Os documentos deverão ter o tamanho limite de 5.0 MB e deverão estar nos formatos doc, docx, pdf, jpg, jpeg ou png.

Os candidatos convocados deverão possuir ou realizar o cadastro no Portal gov.br;

Acesse AQUI o tutorial para cadastro no Portal gov.br.

√ Para o Processo Seletivo de Cursos Técnicos:

Após acesso no Portal gov.br, o candidato deverá clicar em:

Matricular-se em curso de Educação Profissional Técnica (Educação de Jovens e Adultos, Integrado, Concomitante e Subsequente) - IFF;

Realizar os procedimentos do comunicado sobre as Recomendações para realização da matrícula online do Processo Seletivo para Ingresso aos Cursos Técnicos de Nível Médio 2022 – 2º semestre, e preencher os dados solicitados.

√ Para o Concurso Vestibular:

Após acesso no Portal gov.br, o candidato deverá clicar em:

Matricular-se em curso de Educação Superior de Graduação (Licenciatura, Tecnologia e Bacharelado) - IFF;

Realizar os procedimentos do comunicado sobre as Recomendações para matrícula online do Concurso Vestibular para Ingresso nos Cursos de Graduação 2022 – 2º semestre, e preencher os dados solicitados.

√ Para o Sisu:

Após acesso no Portal gov.br, o candidato deverá clicar em:

Realizar os procedimentos do comunicado sobre as Recomendações para matrícula online do Processo Seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2ª Edição 2022, e preencher os dados solicitados.

Acesse AQUI o tutorial para matrícula utilizando o Balcão Digital do gov.br.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!