Ensino realiza evento visando preparação de estudantes para ingresso no IFF

por Comunicação Social da Reitoria publicado 16/10/2017 13h20, última modificação 31/08/2023 12h43
Podem participar professores do IFFluminense e do 2.º segmento do Ensino Fundamental.
Ensino realiza evento visando preparação de estudantes para ingresso no IFF

Preparar melhor os candidatos para ingresso nos cursos do IFF é um dos objetivos do evento "O Uso dos Descritores de Matemática e Língua Portuguesa no Processo Seletivo do IFFluminense" que acontecerá nos dias 23 e 24 de outubro de 2017, no Campus Campos Centro, em uma realização da Pró-reitoria de Ensino e Aprendizagem (Proena).

Destinado aos professores do Instituto e do 2.º segmento do Ensino Fundamental, o evento busca esclarecer o uso dos descritores - previstos nas Matrizes de Referência de cada disciplina - que tangem sobre as habilidades gerais esperadas pelos candidatos nas provas de acesso aos cursos da instituição. “A intenção é que os professores do nono ano saibam como trabalhar essas questões para que possam preparar melhor os estudantes para as provas”, explica Saionara Rosa da Cruz, coordenadora de Avaliação Institucional da Proena.

Os interessados devem se inscrever até o dia 23, no site oficial do evento AQUI, onde consta toda a programação, palestrantes e informações adicionais. No dia 23, das 13h às 17h, no auditório Reginaldo Rangel do Campus Centro, será abordado o tema “O Uso dos Descritores de Matemática”; e no dia 24, das 09h às 12h, no auditório Miguel Ramalho, “O Uso dos Descritores de Língua Portuguesa”.

A expectativa é de que 150 professores participem do evento, que vai contar com palestras gratuitas e emissão de certificado a todos os participantes de 4h por dia. A Proena também fez um convite à Secretaria Municipal de Educação de Campos dos Goytacazes visando os educadores desta rede de ensino.

Saiba Mais: Descritor é o detalhamento de uma competência ou das habilidades que a compõem. Ele está sempre associado a um conteúdo que o estudante deve dominar na etapa de ensino e visa à avaliação de diferentes competências. Em Língua Portuguesa, pode-se citar, por exemplo: interpretação de texto, significado de palavras e expressões, identificar gêneros textuais, entre outros. Em Matemática, determinar área e perímetro, resolver problemas, cálculos, entre outros exemplos. (As Matrizes de Referência e descritores podem ser conferidos no edital do Processo Seletivo de Cursos Técnicos).