Rumo ao 5

Entenda como vai funcionar a Avaliação Externa in loco do MEC no IFF

por Comunicação Social da Reitoria publicado 26/06/2023 16h36, última modificação 10/10/2023 13h20
Entre as etapas do Recredenciamento Institucional realizado pelo Ministério da Educação, a Avaliação Externa in loco é das mais importantes. Entenda como será o processo no IFF.
Entenda como vai funcionar a Avaliação Externa in loco do MEC no IFF

No segundo tema sobre o Recredenciamento Institucional do IFF, saiba um pouco mais sobre a Avaliação Externa in loco (Arte: Julio Negri/IFF).

Em agosto, o Instituto Federal Fluminense (IFF) irá receber uma equipe de avaliadores do Ministério da Educação para a Avaliação Externa in loco, etapa do processo de Recredenciamento Institucional, que garante a continuidade da oferta de cursos superiores pela instituição.

Neste ano, a avaliação será de forma virtual com visita às instalações do Campus Campos Centro. Ainda assim, a comissão composta por três avaliadores do MEC fará um tour por diversos setores.

“A comissão avaliará virtualmente a infraestrutura do campus. Transmitirei pelo celular o percurso entre os setores que serão escolhidos assim que recebermos a agenda definida pelos avaliadores”, explica Rayanna Maciel, procuradora institucional do IFF. “É necessário um planejamento minucioso para contemplarmos tantos locais em um curto espaço de tempo. Para otimizarmos o tempo, em cada setor terá um responsável que auxiliará na exploração do local", acrescenta.

Serão acionados pela Procuradoria Educacional Institucional, coordenadores de cursos de graduação, técnico-administrativos, pró-reitores, alunos e membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA) que deverão estar presentes e acessar a sala virtual para apresentarem o local nos dias da Avaliação Externa.

Conforme explica Rayanna, serão cinco eixos avaliados, estabelecidos pelo instrumento do INEP

1- Planejamento e Avaliação Institucional;
2- Desenvolvimento Institucional;
3- Políticas Acadêmicas;
4- Políticas de Gestão;
5- Infraestrutura: biblioteca, laboratórios, salas de aula, auditórios, setores administrativos, espaços de convivência e alimentação, sala de professores, sala de coordenações e espaço para atendimento aos discentes são alguns dos locais a serem visitados pelo MEC.

“Quanto mais detalhes e competências a instituição cumprir em cada um dos eixos, com mais pontos ela é avaliada”, aponta Rayanna, acrescentando que todas as informações apresentadas previamente em documentos pela instituição serão verificadas pelos avaliadores nesta visita.

Os resultados da avaliação são utilizados para dar suporte ao processo decisório e homologação do recredenciamento.

“Estamos nos empenhando ao máximo para recebermos o conceito 5. O processo iniciou em 2020, em meio à pandemia de Covid-19, momento em que buscamos trocar experiências com outras instituições públicas que recentemente se recredenciaram. Em seguida, criamos uma comissão responsável por acompanhar os processos de Recredenciamento Institucional e EAD com participação das pró-reitorias e diretorias sistêmicas que nos dão suporte na organização de toda a documentação e evidências que serão compartilhadas com a comissão do MEC”, finaliza Rayanna.