Essentia Editora abre inscrições para publicação de livros

por Comunicação Social da Reitoria publicado 29/09/2021 12h34, última modificação 31/08/2023 13h04
O prazo para envio de propostas internas e externas ao IFF vai até 31 de outubro.
Essentia Editora abre inscrições para publicação de livros

Candidatos podem enviar uma proposta por edital. (Arte: Essentia Editora)

A Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense (IFF) publicou dois editais de seleções para apoio à publicação de livros propostos pelas comunidades EXTERNA e INTERNA. A partir desta sexta-feira, 1° de outubro, os interessados podem enviar as propostas. O prazo para inscrições vai até 31 de outubro de 2021.

Seleção Externa

Podem encaminhar propostas de publicação para trabalho inédito autores individuais que não tenham vínculo institucional com o IFF; e coautores e organizadores de obra coletiva também sem vínculo institucional com o instituto. A participação de autores com vínculo institucional com o IFF será permitida apenas em caso de obras de autoria coletiva ou de coautoria, desde que não seja o primeiro autor.

Cada proponente pode submeter uma única proposta que trate de, ao menos, uma das seguintes temáticas: questões relacionadas às regiões nas quais o instituto está inserido; e educação profissional e tecnológica no âmbito do ensino público. Não serão publicados livros didáticos e de ficção.

Inscrições – Para se inscrever, o proponente deve encaminhar para o email edital.livrosessentia@iff.edu.br os documentos, conforme as orientações do Título II do Edital N.º 95/2021.

Seleção Interna

Podem encaminhar proposta de publicação para esta chamada discentes com matrícula ativa no período de inscrição, docentes e técnico-administrativos, aposentados ou não, do IFF. O livro poderá ser de autoria individual, coautoria ou de autoria coletiva – e, nesse último caso, poderão incluir organizadores e autores externos ao IFFluminense. Já as obras de coautoria poderão incluir autores externos ao IFF, desde que não seja o primeiro autor.

Cada proponente deve submeter apenas uma proposta que poderá ser resultado de atividades acadêmicas desenvolvidas no instituto ou em cooperação com outras instituições, não sendo aceitos livros didáticos nem de ficção.

Inscrições Os proponentes devem enviar a proposta de publicação, em PDF, sem identificação dos autores, cuidando para que os nomes não estejam incluídos ou mencionados, direta ou indiretamente, ao longo do texto. Devem ser enviados os documentos, conforme orientação do Título II do Edital N.º 94/2021.

Todas as informações podem ser acompanhadas no Portal de Seleções.

√ Participe da campanha IFF Solidário! Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!