Essentia Editora comemora 15 anos com lançamentos de livros

por Comunicação Social da Reitoria publicado 11/03/2021 11h53, última modificação 31/08/2023 13h01
Editora programou uma série de atividades durante o ano para comemorar a data. Primeiros lançamentos ocorrerão nos dias 16 e 26 de março.
Essentia Editora comemora 15 anos com lançamentos de livros

O livro apresenta o resultado da análise do trabalho docente no âmbito da verticalização do IFB (Arte: Essentia Editora)

A Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense está comemorando 15 anos de existência em 2021. Para marcar a data, a equipe da editora programou uma série de eventos online que incluem a realização de mesas-redondas e lançamentos de livros. As comemorações se iniciam neste mês de março com o lançamento de duas obras selecionadas no Edital Externo de Publicação de Livros de 2019: "Verticalização e trabalho docente nos Institutos Federais”; e “O outro lado do rio: mobilizações coletivas e estratégias de enfrentamento em um bairro de expansão urbana na cidade de Campos dos Goytacazes – RJ”.

De autoria da professora Blenda Cavalcante de Oliveira, do Instituto Federal de Brasília (IFB), o livro “Verticalização e trabalho docente nos Institutos Federais” será lançado no dia 16 de março de 2021, às 10h, durante a 2.ª Feira Virtual da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), com transmissão pelo canal oficial do IFFluminense no YouTube, o IFFTube.

O livro apresenta o resultado da análise do trabalho docente no âmbito da verticalização do Instituto Federal de Brasília (IFB) a partir das determinações específicas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na totalidade de uma política educacional, que se insere no sistema capitalista com suas contradições e mediações. A obra está disponível AQUI, no site da Essentia.

"Não poderíamos deixar de celebrar o crescimento e o reconhecimento da Essentia ao longo deste período”, Cláudia Ferreira - coordenadora da Editora.

Além da autora, o evento terá a participação da membro da Comissão de Editores Científicos da Essentia, servidora Aline Portilho, e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, José Augusto Ferreira da Silva. A 2.ª Feira Virtual da Abeu reúne diversas editoras universitárias do Brasil e da América Latina, até o dia 17 de março, e a Essentia Editora participa do evento com 30 títulos de seu catálogo, todos disponíveis para download gratuito.

Já no dia 26 de março, às 17h, também pelo canal IFFTube, será realizada a mesa-redonda de lançamento do livro “O outro lado do rio: mobilizações coletivas e estratégias de enfrentamento em um bairro de expansão urbana na cidade de Campos dos Goytacazes – RJ”, com a participação do autor, Renan Lubanco Assis, da Universidade Vila Velha, do membro da Comissão de Editores Científicos da Essentia, professor Anders Teixeira Gomes, e da coordenadora do curso de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do IFFluminense, Danielly Cozer Aliprandi.

"Comemorar 15 anos da Essentia Editora em plena pandemia e após um ano de adequações ao trabalho remoto é extremamente desafiador. Contudo, não poderíamos deixar de celebrar o crescimento e o reconhecimento da Essentia ao longo deste período”, afirma a coordenadora executiva da Editora, Claudia Ferreira.

A coordenadora destaca o trabalho da comissão, composta por membros do Conselho Editorial, na elaboração de uma programação que dê visibilidade às linhas editoriais e às equipes responsáveis pelos livros, periódicos e séries. “Acho importante salientar o comprometimento da nossa equipe, mesmo pequena, em sempre prestar um serviço de qualidade. Gratidão também aos diversos servidores do IFF que se somam a nossa força de trabalho quando aceitam colaborar nas revisões, participar de comissões, avaliar e editorar nossas publicações”, ressalta Cláudia.

Serviço:

16/03/21 – 10h - Verticalização e trabalho docente nos Institutos Federais;

26/03/21 – 17h - O outro lado do rio: mobilizações coletivas e estratégias de enfrentamento em um bairro de expansão urbana na cidade de Campos dos Goytacazes – RJ.

Acompanhe pelo IFFTube.