Notícias

Revista Científica

Essentia Editora divulga novo número da Vértices

por Comunicação Social da Reitoria publicado 25/08/2020 12h00, última modificação 31/08/2023 12h59
Esta edição traz a publicação do primeiro dossiê temático do periódico científico.
Essentia Editora divulga novo número da Vértices

No site da Editora é possível acessar e ler a revista (Arte: Essentia Editora)

 A Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense (IFF) publicou o segundo número de 2020 da Revista Vértices, tradicional periódico de publicações científicas que promove a divulgação dos resultados das diversas pesquisas realizadas em âmbito nacional ou internacional. Uma nova edição da revista é lançada a cada quadrimestre.

 Novidade: o volume 22 inova com a publicação do primeiro dossiê temático da Revista Vértices. “Esse é um tipo de texto que está presente nas revistas científicas e que a Vértices passa a publicar, considerando o quanto é importante para criar redes acadêmicas, aumentar a visibilidade dos autores e artigos, além de atrair leitores e manuscritos”, destaca a editora assistente da revista e membro da Comissão de Editores da Essentia, Inez Barcelos Andrade, que complementa: “a estratégia de convidar especialistas em temáticas para dossiês contribui para consolidar uma rede de especialistas nacionais e internacionais”.

 Os dossiês temáticos são, em geral, números especiais dedicados a um tema particular com editores/organizadores convidados especialistas em determinado assunto, mas também existem revistas que publicam o dossiê como uma seção especial. A revista Vértices inicia a publicação do seu primeiro dossiê temático, com oito artigos, na seção intitulada “Tecnologias Digitais na Educação: estratégias inovadoras”, organizada pelos professores Mauricio Jose Viana Amorim, Roberta Braga Tôrres e Silvia Cristina Freitas Batista do Instituto Federal Fluminense (IFF). Os trabalhos são oriundos do X Congresso Integrado da Tecnologia da Informação (Citi). 

 Pensando em números especiais e/ou seções, foi lançado, no início de 2020, um edital específico para seleção de dossiês temáticos, resultando em três propostas que serão publicadas entre 2020 e 2021 com os temas: “Violência de estado e política social: entre o aparato assistencial e a criminalização da questão social no Brasil”, “Riscos e desastres socioambientais: abordagens interdisciplinares” e “Questões contemporâneas da educação no Brasil e em Portugal”.

 Os organizadores dos dossiês contribuem escrevendo e divulgando as chamadas para os mesmos, sugerindo os avaliadores, escrevendo o editorial do dossiê e participando junto aos editores da revista para viabilizar a publicação. As orientações para os interessados em mais informações sobre dossiês temáticos para Vértices está no site da Essentia Editora, em Categorias de textos: dossiês temáticos.

 “Avançamos mais um passo com a disponibilização de uma nova categoria de textos na Vértices, o dossiê temático, o que não poderia ocorrer sem a importante participação dos organizadores, autores, avaliadores e leitores, com suas contribuições, nos prestigiando e impulsionando para novas conquistas”, comemora Inez.