Notícias

Pesquisa

Essentia Editora do IFF participa de Reunião Técnica de Editores da Rede Federal em Natal

por Comunicação Social da Reitoria publicado 10/04/2019 14h39, última modificação 31/08/2023 12h53
Encontro, realizado em Natal-RN, reuniu 9 editoras de diversos Institutos Federais.
Essentia Editora do IFF participa de Reunião Técnica de Editores da Rede Federal em Natal

 A Essentia Editora do IFF participou da Reunião Técnica de Editores da Rede Federal, realizada no dia 27 de março no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, em Natal-RN.

 Na oportunidade, discutiu-se a possibilidade do desenvolvimento de ações em rede, planejadas para viabilizar publicações com a parceria de outras editoras de Institutos Federais, visando fortalecer a área de publicações técnico-científicas das instituições. 

 Participaram da reunião representantes do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Instituto Federal Fluminense (IFF), Instituto Federal de Goiás (IFG), Instituto Federal do Pará (IFPA), Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e Instituto Federal de São Paulo (IFSP). As nove editoras observaram seus pontos fortes e fragilidades. Assim, cada uma poderá contribuir com aquilo que tem como ponto forte para ajudar alguma fragilidade da outra.

 Como resultado do encontro, foi elaborada a Carta de Natal, que propõe a criação de um comitê nacional no âmbito do Fórum de Pesquisa e Pós-graduação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

 Segundo a servidora da Essentia Editora, Inez Barcellos de Andrade, a participação do IFF na Reunião de Editores da Rede Federal implica também maior visibilidade das publicações, uma vez que as obras publicadas pelas editoras poderão ser disponibilizadas nos sites de diversos Institutos Federais. “Além disso, a parceria com as editoras nos trouxe ideias como a constituição de uma rede de pareceristas unificada, entre outras proposições que serão amadurecidas ao longo das próximas semanas, por meio do Grupo de Editores online e outros encontros presenciais”, pontuou.