Notícias

Lançamento Online

Essentia Editora lança livro “A Melhor Companhia”

por Ana Paula Giori Fassarella / Comunicação Social da Reitoria publicado 04/12/2020 00h00, última modificação 31/08/2023 13h01
A publicação será a primeira da série “Pra Começo de Conversa” a ser apresentada ao público, no dia 15 de dezembro, às 19h, com transmissão pelo IFFTube.
Essentia Editora lança livro “A Melhor Companhia”

Ficção, que alterna texto e ilustrações, aborda temas do cotidiano da Educação Profissional e Tecnológica de uma forma leve e descontraída (Arte: Lionel Mota)

 

A Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense (IFF) vai lançar, de modo não presencial, em evento online, o livro “A Melhor Companhia”, volume 1 da série “Pra Começo de Conversa”. O lançamento será dia 15 de dezembro, terça-feira, a partir das 19h, com transmissão pelo canal do IFF no Youtube, o IFFTube.

 Além da autora do livro, Michelle Maria Freitas Neto, o evento contará com a presença dos editores da série: os servidores da Diretoria de Comunicação (Dircom) do IFF Ferdinanda Fernandes Maia e Lionel Mota Gonçalves, que também é ilustrador, diagramador e responsável pelo projeto gráfico da publicação, e Gunnar Glauco de Cunto Carello,  professor da UFRJ Campus Macaé. O grupo de trabalho conta ainda com Karin Klem, também servidora da Dircom/IFF. Durante a apresentação da obra, haverá interação com o público, que poderá fazer comentários e perguntas.

“Tomara que nossos alunos, servidores e a comunidade gostem do livro e sintam com a leitura um pouco mais dessa ‘energia’ que é ser Instituto Federal” - Michelle Maria Freitas Neto, autora

 O livro “A Melhor Companhia” é uma obra de ficção que trata de temas do cotidiano da Educação Profissional e Tecnológica (confira a sinopse). A autora, que é professora do IFF Campus Itaperuna, fala sobre sua expectativa para o lançamento e o empenho coletivo para tornar a publicação possível. “Estou muito animada, ansiosa, mas também satisfeita com o resultado. A equipe da série e os colegas da Essentia Editora trabalharam bastante para que esse dia chegasse. Como ex-aluna e atualmente servidora do IFFluminense, posso afirmar que o livro é repleto de significados", adianta Michelle.

 "Gostaria que o lançamento fosse fora do contexto da pandemia e com a alegria dos nossos encontros presenciais. Como isso não é possível, fico feliz pela possibilidade de levar nosso trabalho a diferentes públicos pelos meios virtuais”, comenta a autora. "Tomara que nossos alunos, servidores e a comunidade gostem do livro e sintam com a leitura um pouco mais dessa ‘energia’ que é ser Instituto Federal”, torce Michelle.

 A obra é entremeada por ilustrações que deram vida à narrativa. "Foi um prazer ilustrar o texto de Michelle. À medida que ela ia escrevendo, ia me passando os capítulos, para que eu entendesse o que ela queria transmitir e, da mesma forma, a cada ideia que eu tinha, eu enviava os rascunhos para que ela desse as opiniões sobre as ilustrações. Dessa maneira, acho que conseguimos construir uma parceria onde texto e imagens se complementam de forma coesa e agradável", destaca Lionel.

Resumo do livro "A Melhor Companhia" − É uma obra de ficção que traz temas sobre o cotidiano da Educação Profissional e Tecnológica de uma forma leve e descontraída. A rotina de um grupo de cinco amigos que estudam no Instituto Federal é narrada mostrando suas expectativas, desafios e sonhos. Cada um dos personagens traz uma realidade distinta. Ao longo de suas jornadas no Instituto Federal eles passam por situações variadas como as que acontecem nos corredores das escolas. A história conta com um personagem coadjuvante que rouba a cena ao longo dos capítulos. Para quem já fez ou faz parte do Instituto Federal, o livro é uma oportunidade de trazer às memórias lembranças sobre a rotina dos Institutos. Para quem não conhece a Educação Profissional e Tecnológica, a obra contribui para que os leitores, por meio da imaginação, tenham contato com o trabalho importante feito pelos Institutos Federais.

"A proposta da série 'Pra Começo de Conversa' é tratar de temas gerais relacionados à juventude com uma linguagem leve e recheada de ilustrações, buscando interagir com os jovens em uma fase em que são tão comuns as dúvidas e as descobertas” - Paula Borges Bastos, membro da Comissão de Editores Científicos da Essentia

 Séries

 A equipe da Essentia Editora vem atuando na produção editorial de várias publicações neste ano de 2020, em trabalho remoto. E, agora, várias dessas obras começam a ser finalizadas. Elas são resultado dos editais, voltados para as comunidades interna e externa ao Instituto, para publicação de livros de 2019, e de duas novas séries: "Pra Começo de Conversa" e "Cadernos Técnicos".

 "Os editais de publicação de livros já são uma tradição da Essentia Editora, sendo publicados anualmente. Os de 2019 constam de quatro obras selecionadas, sendo duas do edital interno e duas do edital externo”, aponta Paula Borges Bastos, membro da Comissão de Editores Científicos da Essentia.

 E com relação às séries, Paula explica que a proposta da "Pra Começo de Conversa" é "trabalhar assuntos gerais relacionados à juventude com uma linguagem leve e recheada de ilustrações, buscando interagir com os jovens em uma fase em que são tão comuns as dúvidas e as descobertas”.

 Já a série "Cadernos Técnicos" tem como objetivo "tratar dos temas abordados nos Cursos Técnicos de Nível Médio, em que detectamos haver uma grande carência de material didático, podendo constituir também um apoio ao professor, que poderá utilizar a obra em suas aulas”, completa Paula.

 Ela lembra que as novas séries, aprovadas pelo Conselho Editorial da Essentia Editora, nasceram alinhadas com sua Política Editorial e visam atender ao público jovem, em especial aos estudantes de cursos de nível médio técnico. “As duas séries contam com Editor Assistente e Editores Associados próprios, que passaram o ano de 2020 se dedicando a construir e aprimorar o perfil de cada proposta, ao mesmo tempo em que foram acompanhando e orientando a elaboração do primeiro volume, sempre em contato com os autores e o apoio da Comissão de Editores Científicos, da editora executiva e da equipe editorial da Essentia Editora”.

 Outros lançamentos

  •  O volume 1 da série "Cadernos Técnicos" tem seu lançamento previsto para março de 2021, com o título "Aditivos Alimentares";
  •  Entre janeiro e abril de 2021 estão previstos lançamentos mensais dos quatro livros resultantes dos editais interno e externo 2019:

√ "O outro lado do rio: mobilizações coletivas e estratégias de enfrentamento em um bairro de expansão urbana na cidade de Campos dos Goytacazes – RJ";

√ "O trabalho docente na verticalização da educação profissional e tecnológica dos institutos federais: o caso do Instituto Federal de Brasília";

√ "O riso na luta: comicidade, política e transgressão";

√ “O curso de pedagogia no Brasil: entre a opacidade do discurso e a panaceia normativa".

 Todos esses lançamentos, em virtude da atual situação de necessidade de distanciamento social, por conta da pandemia do novo coronavírus, estão previstos para serem realizados online, contando com o apoio da equipe de Comunicação e de Tecnologia da Informação do IFF. “Nossa expectativa é aproveitar esse desafio e transformá-lo em um potencializador que permita atingir e interagir com um amplo público de atuais e futuros leitores da Essentia, convidando a todos para visitar o site da Editora, onde estarão disponíveis, em formato digital, as obras para download gratuito”, avalia Paula.