Publicação Científica

Essentia Editora lança livro “Até onde vai sua Liberdade?”

por Comunicação Social da Reitoria publicado 13/07/2022 15h28, última modificação 31/08/2023 13h10
Segundo volume da série “Pra Começo de Conversa” será lançado no dia 19 de julho, às 19h30min, no Campus Centro.
Essentia Editora lança livro “Até onde vai sua Liberdade?”

(Arte: Lionel Mota)

A Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense promoverá o lançamento do livro “Até onde vai sua Liberdade?”, de autoria da professora do IFF Centro, Daniela Bogado Bastos de Oliveira. O evento será realizado na próxima terça-feira, dia 19 de julho, às 19h30min, no auditório Cristina Bastos, no Campus Campos Centro, e contará com apresentação da “Movimento Companhia de Dança”.

Além da autora, o lançamento terá a participação do reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, do diretor de Pesquisa e Pós-graduação do Instituto, Pedro Castelo Branco, do diretor de Pesquisa e Pós-graduação do Campus Centro, Jonivan Coutinho Lisboa, e do servidor da Diretoria de Comunicação e editor assistente da publicação, Lionel Mota, que também é responsável pelo projeto gráfico, diagramação e ilustrações.

O livro é o segundo volume da série “Pra Começo de Conversa” que tem como proposta tratar de temas gerais relacionados à juventude com uma linguagem leve e recheada de ilustrações, buscando interagir com os jovens em uma fase em que são tão comuns as dúvidas e as descobertas.

"Espero que os leitores gostem e se sintam envolvidos com a temática, motivados para o exercício consciente de suas liberdades!”, Daniela Bogado.

De acordo com a autora Daniela Bogado, o livro é interativo e reflexivo. “A partir do questionamento ‘até onde vai sua liberdade’, trato das liberdades, na perspectiva do Direito, com ênfase em aspectos socioculturais, de forma filosófica, contextualizada e contemporânea, numa abordagem plural. Espero que os leitores gostem e se sintam envolvidos com a temática, motivados para o exercício consciente de suas liberdades!”, destaca Daniela.

O ensaio sobre os diversos aspectos da liberdade conta com fotos e ilustrações que servem para exemplificar os conceitos apresentados pela autora, além de manter o aspecto lúdico que é uma característica da série Pra Começo de Conversa. “Com profundo embasamento teórico, respaldado pela citação de diversos pensadores e filósofos, a autora traça um abrangente panorama das mais diversas liberdades a que podemos ter direito, trazendo para o leitor um grande referencial para reflexão e conhecimento”, ressalta o editor assistente, Lionel Mota.

A publicação está disponível para leitura online, no site da Essentia Editora.

Sobre a autora – Daniela Bogado é doutora em Sociologia Política (Uenf) e mestre em Direito (FDC/Uniflu). É professora de Direito do Instituto Federal Fluminense (IFF), sendo docente nos Cursos de Pós-graduação Stricto Sensu e Lato Sensu. Atua, principalmente, nos seguintes temas, com ênfase nos direitos fundamentais: Ambiental e Urbanismo na perspectiva do Direito à Cidade e dos Sistemas de Espaços Livres; Gênero e Diversidade com enfoque no Direito de Família, Infância e Juventude; Direitos e Educação Humanos, Cidadania. É pesquisadora do Ateliê de Pesquisa da Paisagem (APPA); do Núcleo de Pesquisa em Gestão de Recursos Hídricos; do Núcleo de Estudos Avançados em Educação (Nesae) e do Observatório das Metrópoles (UFRJ). É integrante do Nugedis – IFF Campos Centro e da Rede Nacional QUAPÁ-SEL.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!