Essentia Editora lança obra sobre a História da Capitania de São Thomé

por Comunicação Social da Reitoria publicado 23/03/2023 07h50, última modificação 31/08/2023 13h15
O livro, volume 6 da série "Memórias Fluminenses", será lançado em evento no salão da Biblioteca do IFF Campus Macaé, dia 29 de março, às 18h30min.
Essentia Editora lança livro "Apontamentos para a História da Capitania de S. Thomé"

Evento é aberto ao público (Arte: Essentia Editora)

A Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense lançará o volume 6 da série "Memórias Fluminenses". A obra "Apontamentos para a História da Capitania de S. Thomé" foi escrita pelo intelectual e memorialista Francisco Augusto de Paula Carvalho, nascido em Campos dos Goytacazes, e conta a história da Capitania de São Thomé desde seu primeiro donatário, ressaltando ainda aspectos administrativos, políticos e sociais, costurando o contexto histórico com vários documentos e correspondências do período colonial. O livro foi originalmente publicado em 1888.

De acordo com o bibliotecário/documentalista e editor assistente da Essentia, Henrique Barreiros Alves, o livro foi escolhido para publicação por se tratar de uma obra rara, mas amplamente referenciada na historiografia Norte Fluminense, trazendo inclusive a primeira versão publicada do Roteiro dos Sete Capitães, documento de grande importância para a memória da região. “Apontamentos para a História da Capitania de S. Thomé é uma obra de referência para o pesquisador da história Norte Fluminense, não somente pelos documentos que o autor chamou de inéditos como o Roteiro dos Sete Capitães atribuído inicialmente a Miguel Aires Maldonado e a Descripção Geographica: Politica e Chronographica do Districto dos Campos Goaitacaz de Couto Reys, mas por todo trabalho historiográfico realizado pelo autor na inclusão de documentos que nos revelam os desafios da colônia, indo desde o contato com os povos originários até a implementação de engenhos e gado na região, tudo sempre balizado com inúmeras fontes", avalia.

Evento de lançamento - Será realizada uma mesa de lançamento no salão da Biblioteca do IFF Campus Macaé, dia 29 de março, às 18h30min, com a presença de Jader Lugon Junior, editor científico da Essentia, que apresentará a Editora. Em seguida, Henrique Barreiros Alves fará a apresentação da série "Memórias Fluminenses", breve fala sobre os volumes anteriores, e apresentação do volume 6, junto ao professor Meynardo Rocha de Carvalho, autor do prefácio da obra. Após a composição da mesa, Henrique falará brevemente sobre a forma e o conteúdo do livro. O evento será aberto ao público, e contará com 60 lugares disponíveis no salão da biblioteca.

A escolha do local de lançamento - Além do fato do autor ter morado em Macaé nos seus últimos anos de vida, o trabalho de digitação e organização da obra ficou por conta de servidores e alunos do IFFluminense Campus Macaé. "Cabe salientar, ainda, que a obra também trata do território que corresponde hoje à cidade de Macaé. Outro ponto favorável é a infraestrutura para receber o evento, com uma biblioteca acolhedora e climatizada, recentemente realocada na entrada da instituição, um ambiente acadêmico onde temos um curso de Licenciatura em História e ainda vários cursos do ensino médio integrado e subsequente, também público-alvo da série "Memórias Fluminenses", visando sempre a constante dinâmica de apropriação da cultura e memória local, muitas vezes desconhecida em cidades com grande parte de sua população migrante, como Macaé", explica Henrique.

A série "Memórias Fluminenses"

A origem da série "Memórias Fluminenses" está relacionada com o Programa Centros de Memória, apoiado, à época, pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura. O Programa Centros de Memória foi iniciado no IFFluminense em 2012, e já no ano de 2013 foi desenvolvida a proposta de se realizar a publicação de “livros referenciais para a história e as identidades culturais no âmbito das regiões de influência do Instituto Federal Fluminense". Em 2014, foi publicado o primeiro livro da série: Cyclo Aureo: Historia do 1º Centenario de Campos - Memórias Fluminenses, vol. 1. Atualmente, são 5 volumes publicados. Esta série da Essentia Editora tem por objetivo a publicação ou republicação - por meio de nova edição preservando a grafia da obra original - de livros referenciais para a história, a memória e as identidades culturais no âmbito das regiões de atuação do Instituto Federal Fluminense.

"Pretende-se, com essa série, ampliar o conhecimento e a compreensão da territorialidade fluminense, partindo do pressuposto de que a valorização das diversas identidades culturais que coexistem num território se dá não apenas através da audição e valorização de vozes presentes e atuais, mas também de narrativas muitas vezes perdidas num passado longínquo e que, mesmo assim, têm muito a dizer quando retiradas do esquecimento. Muitas dessas publicações entraram para o rol de obras raras, o que, por si só, já mostra a importância que um dia tiveram", destaca a coordenadora executiva da Essentia Editora, Daniela Balduino.

No site da Essentia Editora está disponível o resumo da publicação. A obra completa estará disponível para download após o lançamento.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!