Notícias

Publicação

Essentia Editora lança livro sobre Experiências de Extensão na Promoção da Saúde

por Comunicação Social da Reitoria publicado 17/07/2020 12h51, última modificação 31/08/2023 13h15
Lançamento online será realizado no dia 23 de julho, às 14h30min, durante Festival do Conhecimento da UFRJ.
Essentia Editora lança livro sobre Experiências de Extensão na Promoção da Saúde

A publicação está disponível para download gratuito no site da Essentia e no Repositório do IFF (Arte: Essentia Editora)

 A Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense promove o lançamento de seu primeiro livro em 2020, na próxima quinta-feira, dia 23 de julho, das 14h30min às 16h30min. A publicação “Saberes e Experiências de Extensão em Promoção da Saúde” será lançada de forma online durante o Festival do Conhecimento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 Participam do Painel Temático “Produção de Livro sobre Extensão Universitária”, na sala virtual 11, as organizadoras da obra e professoras da UFRJ Campus Macaé, Ana Eliza Port Lourenço e Leila Brito Bergold; a integrante da Comissão de Editores Científicos da Essentia, Paula Bastos; e a professora da UFRJ Campus Macaé Samantha Monteiro Martins, como moderadora. Acompanhe NESTE LINK.

 A publicação, que está disponível para download gratuito no site da Essentia Editora e no repositório do IFFluminense,  relata a experiência do Programa Interdisciplinar de Promoção da Saúde (PIPS) da UFRJ em Macaé. O livro traz estratégias educativas inovadoras e diferentes saberes em promoção de saúde e modos de fazer a extensão universitária, por meio de projetos que trabalharam diversas temáticas como alimentação saudável, aleitamento materno, arte e informação em saúde.

 Paula Bastos destaca que a publicação, alinhada com a política editorial da Essentia, contribui para a divulgação da extensão como um saber acadêmico, apresentando, nos diversos capítulos, o conhecimento acumulado ao longo de anos em práticas extensionistas por suas autoras e autores.

 “Em uma linguagem atraente e comunicativa, é apresentado todo o trajeto percorrido na construção desse conhecimento, realizado sempre em estreito diálogo com os parceiros e comunidades envolvidas através de Programas e Projetos de Extensão. A realidade que temos vivido nos últimos tempos reforça e fortalece a concepção de que a promoção da saúde passa pelo envolvimento de toda a sociedade em práticas de prevenção, e a extensão, conforme podemos perceber nessa obra, pode ser uma grande facilitadora para atingir esse envolvimento”, destaca Paula.