Notícias

Essentia Editora lança mais um livro

por admin publicado 15/09/2023 17h09, última modificação 27/10/2023 20h41
A obra reflete sobre a escassez hídrica histórica da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.
Escassez noticia

 A Essentia Editora do IFFluminense publicou o livro intitulado "A escassez hídrica (2014-2016) na Região Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana: breve história, conflito, gestão e perspectivas", no dia 30 de agosto. A obra traz o registro de um recorte regional da história da bacia do Rio Paraíba do Sul com o objetivo de trazer informações e apontamentos para nortear respostas possíveis para questões envolvendo a segurança hídrica da bacia e os impactos da próxima seca. 

"Em meio a grandes perdas agropecuárias, e problemas de abastecimento humano no território regional, uma crise entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais chamou o comitê de bacia BPSI para uma atuação protagonista pela garantia da segurança hídrica para os 22 municípios que o integramA transposição de águas da bacia do rio Paraíba do Sul para o sistema Cantareira movimentou a sociedade, gerando documentos e atos públicos. O sétimo arranjo presente no Plano Diretor Paulista torna-se a primeira opção, e após sua homologação pela mediação do Supremo Tribunal Federal junto ao autógrafo dos governos estaduais, gera questões relevantes: A gestão dos recursos hídricos na bacia federal pode garantir segurança hídrica para os anos vindourosA bacia caminha para suportar os impactos da próxima seca? A região da foz do manancial tem mecanismos de garantir sua própria segurança hídrica?" - Marcelo dos Santos Ferreira, autor.

 Acesse o link para conferir a obra, disponível gratuitamente no site da Essentia Editora.

 

 

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!