Periódico Científico

Essentia Editora lança novo número da revista Vértices

por Comunicação Social da Reitoria publicado 09/06/2021 11h15, última modificação 31/08/2023 13h02
O segundo número de 2021 conta com a publicação de 12 artigos de diferentes temáticas, com autores de várias instituições brasileiras.
Essentia Editora lança novo número da revista Vértices

Divulgação da Vértices v.3 n.2

A Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense publicou a Revista Vértices v. 23, n. 2, referente ao quadrimestre maio-agosto de 2021. Os editores, Inez Barcellos de Andrade e Edson Carlos Nascimento, anunciam a publicação deste segundo número de forma antecipada, pois é uma conquista que vem sendo planejada desde 2019.

O segundo número da Vértices traz 12 artigos das seguintes áreas:

Educação:

“Educação emancipatória: uma aproximação entre os conceitos de Paulo Freire e István Mészáros” (Revisão);

“As concepções de criatividade na Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa” (Revisão);

Evasão Escolar e os Indicadores da Rede Federal de Educação Profissional no Brasil entre 2003 e 2015”;

“Caracterização das questões de Biologia do Vestibular Estadual do Rio de Janeiro e do Exame Nacional do Ensino Médio”.

Linguística:

“A "fantasia' da pandemia de Covid-19 em discursos políticos: as aspas e seus efeitos de sentido no gênero jornalístico artigo de opinião”.

Serviço Social:

“A importância dos indicadores sociais nas pesquisas voltadas para as relações raciais”.

Ciências Agrárias:

“Severidade do míldio da cebola em plantio direto fertirrigado sob parcelamento de nutrientes e densidades populacionais”.

Ciências da Saúde:

“Efeitos adversos da maquiagem para a área dos olhos e notificação no Notivisa”;

“Avaliação do conhecimento da população do estado do Rio de Janeiro sobre a pandemia de Covid-19”.

Ecologia e Meio Ambiente:

“Branqueamento de corais e outros cnidários bentônicos no costão rochoso da Praia do Forno (Arraial do Cabo, RJ) durante as anomalias térmicas das águas superficiais do oceano ocorridas nos meses de fevereiro e maio de 2019”.

Segurança do Trabalho:

“Proposta de uma matriz de risco para programa de gerenciamento de risco em atividades rotineiras”.

Engenharia Sanitária:

“Estudo de caso da eficiência do filtro de carvão ativado granular para remoção de ácidos haloacéticos em amostras sintéticas”.

Ao longo desses 24 anos da Vértices, as publicações vêm sendo realizadas no final de cada quadrimestre. "Publicar o número no início do interstício proposto possibilita um acesso mais ágil aos artigos, confirmando o propósito de diminuir os prazos de editoração do periódico", avalia Inez.

Por isso, "agradecemos a todos que vêm colaborando com a revista, a equipe da Essentia Editora IFFluminense, os autores, os avaliadores, os organizadores de dossiês que têm participado ativamente dos processos de submissão, avaliação, revisão e publicação, tornando possível oferecer aos leitores uma revista de qualidade, dentro da sua periodicidade e pontualidade", conclui Edson.

Por fim, eles convidam a todos para submeter seus trabalhos a qualquer momento, clicando AQUI.

Para mais informações, acesse o site da Essentia Editora.

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!