Essentia Editora lança obra do edital de apoio à publicação de livros impressos

por Comunicação Social da Reitoria publicado 05/11/2019 10h00, última modificação 10/10/2023 12h57
O lançamento será terça-feira, 12 de novembro de 2019, às 17h30min, na UFRJ, em Macaé.
Essentia Editora lança obra do edital de apoio à publicação de livros impressos

A Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense (IFF) lançará o livro "Revisão histórica sobre o estado trófico de lagoas costeiras do Estado do Rio de Janeiro", de Leonardo Bernardo Campaneli e Maurício Mussi Molisani. A obra, de 2019, faz parte do edital de apoio à publicação de livros impressos, de 2017.

O evento será na próxima terça-feira, 12 de novembro, às 17h30min, no auditório do bloco B, na Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), localizada na Avenida Aluizio da Silva Gomes, 50, Novo Cavaleiro, Macaé-RJ. O lançamento resulta de uma parceria com a comissão organizadora do II Seminário “Olhares acadêmicos sobre Macaé: crise econômica e as transformações da sociedade macaense".

O título também está disponível para download, em formato PDF, no site da Essentia Editora e no site da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu).

O livro

“Revisão histórica sobre o estado trófico de lagoas costeiras do Estado do Rio de Janeiro” faz uma avaliação de mudança de estado trófico das principais lagoas costeiras fluminenses entre os anos de 1980 e 2015. Mostra um cenário de eutrofização histórica das lagoas costeiras que é anterior ao atual cenário de urbanização e ocorre tanto nas lagoas urbanas quanto em lagoas localizadas em áreas protegidas, sugerindo que o planejamento na ocupação demográfica de bacias hidrográficas, ações de saneamento e manejo de canais de ligação com o mar podem ser medidas capazes de minimizar o impacto negativo de atividades como urbanização, turismo, agricultura e pecuária sobre as lagoas costeiras.

*Eutrofização: processo através do qual um corpo de água adquire níveis altos de nutrientes, especialmente fosfatos e nitratos, provocando o posterior acúmulo de matéria orgânica em decomposição.

Data: 12/11/2019
Horário: 17h30min
Local: Auditório do bloco B, Cidade Universitária, UFRJ. Avenida Aluizio da Silva Gomes, 50, Novo Cavaleiro, Macaé-RJ.