Essentia Editora lança segundo livro em comemoração aos seus 15 anos

por Comunicação Social da Reitoria publicado 24/03/2021 00h00, última modificação 31/08/2023 13h02
A programação de aniversário da Editora segue durante o ano com uma série de eventos online, entre eles a realização de mesas-redondas e lançamentos de livros.
Essentia Editora lança segundo livro em comemoração aos seus 15 anos

Livro traz uma interpretação dos percursos traçados pelos moradores de um bairro de expansão urbana na cidade de Campos dos Goytacazes (Arte: Essentia Editora)

A Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense fará o segundo lançamento como parte das comemorações pelo aniversário de 15 anos. Desta vez, será apresentada ao público a obra "O outro lado do rio: mobilizações coletivas e estratégias de enfrentamento em um bairro de expansão urbana da cidade de Campos dos Goytacazes – RJ", selecionada no Edital Externo de Publicação de Livros de 2019. O lançamento online está previsto para a próxima sexta-feira, dia 26 de março, às 17h, com transmissão pelo canal oficial do IFFluminense no YouTube, o IFFTube.

O evento contará com a participação do autor, Renan Lubanco Assis, da Universidade Vila Velha, e da coordenadora do curso de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo do IFF, Danielly Cozer Aliprandi. A apresentação será feita pelo membro da Comissão de Editores Científicos da Essentia, professor Anders Teixeira Gomes.

Resumo da obra

A partir dos relatos de histórias de vidas e observações das relações cotidianas, uma interpretação dos percursos traçados pelos moradores de um bairro de expansão urbana na cidade de Campos dos Goytacazes foi sistematizada. No livro é possível vislumbrar processos de mobilização coletiva para a organização de festas, demandas por obras de melhorias no bairro, assim como para elevação da reputação do bairro na cidade. A história do local é apresentada como entrelaçada à de seus moradores, o que ajuda a compreender diferentes momentos pelos quais o bairro passou. Com base nas narrativas encontradas no livro, é possível pensar um bairro constituído por descendentes de negros escravizados; por migrantes da área rural do município; por seus filhos, que já possuíam mais acessos a serviços em comparação à geração anterior; e por seus netos, que, além de encontrarem um bairro mais urbanizado e integrado à cidade, puderam acessar instituições de ensino superior. Esse cenário nos leva à dimensão dos possíveis arranjos experimentados por moradores de bairros de expansão urbana. O livro está disponível AQUI, no site da Essentia.

Essentia Editora do IFF celebra seus 15 anos

Para marcar a data, a equipe da Editora programou uma série de eventos online durante todo o ano de 2021, incluindo a realização de mesas-redondas e lançamentos de livros, com direito a certificado para os participantes (inscrições no Portal de Eventos do IFFluminense). As comemorações se iniciaram neste mês de março, no dia 16, com o lançamento “Verticalização e trabalho docente nos Institutos Federais”, livro de autoria da professora Blenda Cavalcante de Oliveira, do Instituto Federal de Brasília (IFB), durante a 2.ª Feira Virtual da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), ocasião em que o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do IFF, José Augusto Ferreira da Silva, homenageou, em verso, a Essentia Editora:

"Essa menina jovem e tão linda, a Essentia Editora, estás debutante em plena pandemia. Quanta dor, quanta tristeza menina! Mas mesmo na adversidade, continua linda e vigorosa, o seu vestido é deslumbrante e os seus livros uma obra-prima".

Serviço:

26/03/21 – 17h - O outro lado do rio: mobilizações coletivas e estratégias de enfrentamento em um bairro de expansão urbana na cidade de Campos dos Goytacazes – RJ.

Acompanhe pelo IFFTube.