Periódico Científico

Essentia Editora publica novo volume da Revista Vértices

por Comunicação Social da Reitoria publicado 04/05/2021 10h30, última modificação 31/08/2023 13h02
Novas propostas, de acordo com o segundo Edital de Dossiês Temáticos da Vértices, podem ser enviadas até 17 de maio de 2021.
Essentia Editora publica novo volume da Revista Vértices

O edital para novas propostas está disponível no Portal de Seleções do IFFluminense (Imagem: Essentia Editora)

A Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense publicou a Revista Vértices v. 23, n. 1, referente ao quadrimestre janeiro-abril de 2021. O primeiro número da Vértices neste ano é o Dossiê Temático intitulado “Riscos e desastres socioambientais: abordagens interdisciplinares”

O dossiê traz 17 artigos de experientes pesquisadores nacionais de várias instituições brasileiras, além de estrangeiros, com suas contribuições sobre a temática riscos e desastres socioambientais desencadeados por um complexo processo social.

“Esse dossiê é pra lá de especial, e foi pensado com todo cuidado pelas organizadoras, as professoras doutoras Antenora Maria da Mata Siqueira, Adriana Soares Dutra e Juliana Thimóteo Nazareno Mendes, que atuam na Universidade Federal Fluminense, e Norma Felicidade Lopes Valencio, da Universidade Federal de São Carlos”, comenta a editora da revista, Inez Barcellos de Andrade.

Os artigos são originados de conteúdos apresentados no II Seminário Internacional de Riscos e Desastres Socioambientais: Abordagens Interdisciplinares, realizado em novembro de 2019. "Os autores, a partir de diferentes perspectivas teóricas e disciplinares, apresentam importantes contribuições para a ampliação dos debates e práticas que visam o fortalecimento de políticas públicas no tema, entre outras possibilidades", explica Inez.

O editor da revista, Edson Carlos Nascimento, analisa que a pandemia relacionada ao novo coronavírus, no período de organização do dossiê, foi abordada nas contribuições sobre o tema em vários dos artigos apresentados na publicação. "Como editores, acreditamos que o presente Dossiê Temático contribuirá ainda mais para a democratização das reflexões produzidas de forma a subsidiar sujeitos, campos de conhecimento e políticas públicas no que concerne à apreensão e enfrentamento dos desastres”, destaca.

Esse é o segundo dossiê temático para a Revista Vértices selecionado do edital de 2020.  O primeiro foi publicado em dezembro de 2020 intitulado “Violência de estado e política social: entre o aparato assistencial e a criminalização da questão social no Brasil” e os seus 17 artigos podem ser acessados e baixados a partir da consulta à página da Essentia Editora. O terceiro dossiê temático “Questões contemporâneas da educação no Brasil e em Portugal”, selecionado do mesmo edital está previsto para ser publicado no segundo semestre de 2021 e seus artigos encontram-se na etapa de avaliação pelos pares.

“Aproveitamos a oportunidade para convidar a todos que enviem suas propostas para participação do nosso segundo edital, que se encontra aberto”, lembra Edson. As informações completas sobre o Edital de Dossiês Temáticos para a Revista Vértices podem ser encontradas no Portal de Seleções do IFFluminense. O prazo para recebimento das propostas vai até 17 de maio de 2021