Notícias

Jubileu de Prata

Essentia Editora realiza live para lançar dossiê temático comemorativo dos 25 anos da Revista Vértices

por Ferdinanda Maia / Comunicação Social da Reitoria publicado 04/11/2022 16h55, última modificação 31/08/2023 13h14
Evento será realizado no dia 22 de novembro, às 19h, com transmissão pelo IFFTube.
Essentia Editora realiza live para lançar dossiê temático comemorativo dos 25 anos da Revista Vértices

Palestrantes irão discutir os três eixos temáticos do dossiê (Arte: Essentia Editora).

 A Revista Vértices, publicação mais antiga da Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense (IFF), está comemorando 25 anos e, para celebrar o momento, será realizada uma live de lançamento do dossiê temático, número especial de aniversário, "A Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica: temas, abordagens e fontes”

 O evento está marcado para o dia 22 de novembro, às 19h, com transmissão pelo canal IFFTube. Participam da live os professores José Augusto Ferreira da Silva, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do IFF; Carlos Arthur Areas, pró-reitor de Ensino do IFF; e Avelino Aldo de Lima Neto, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

"Comemorar esta data significa reafirmar a importância desta publicação técnico-científica do Instituto Federal Fluminense."

 Este dossiê especial apresenta 25 artigos agrupados em três eixos temáticos, que serão discutidos pelos palestrantes convidados, respectivamente: história e memória da EPT; o currículo nas suas mais diversas facetas; inclusão e alguns temas sensíveis, presentes na sociedade contemporânea e que urgem serem discutidos nas instituições escolares como um todo e nas de EPT.

 “É com imenso prazer que a Essentia Editora promove, juntamente com as editoras assistentes da Vértices, esta live em comemoração dos 25 anos da revista. Comemorar esta data significa reafirmar a importância desta publicação técnico-científica do Instituto Federal Fluminense, não só para nosso Instituto, mas também para as demais Instituições Federais de Ensino e Instituições de Ensino Superior”, destaca Daniela Balduíno, coordenadora da Essentia. 

 O dossiê, publicado em setembro, mês do aniversário de 25 anos da Vértices, foi organizado pelos professores Francisco das Chagas Silva Souza, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN); Leonardo Leonidas de Brito, do Colégio Pedro II (CPII) e Natália Conceição Silva Barros Cavalcanti, do Instituto Federal do Pará (IFPA). 

"O dossiê conta com 25 artigos, marco para os 25 anos da Revista, 60 autores de 18 diferentes instituições de ensino que passaram por cerca de 80 avaliadores.”

 “A live é uma oportunidade de celebrarmos o aniversário da revista que produziu, nesses 25 anos, 57 fascículos com inúmeras contribuições de autores nacionais e estrangeiros, pertencentes a diversas instituições, com a participação de mais de cinco centenas de avaliadores, momento de comemorarmos o prestígio de ter conosco milhares de leitores e o empenho e afinco da equipe editorial”, destaca Inez Barcellos de Andrade, editora assistente da Vértices.

 De acordo com ela, o trabalho de produção do dossiê durou 12 meses e, com a live, será possível dar visibilidade para a obra que trata de estudos sobre a Educação Profissional em várias instituições da Rede Federal. “Além disso, é um importante momento para divulgação de um número para lá de especial no qual os organizadores, selecionados por meio de edital, aceitaram o desafio de produzir, a partir do tema proposto por eles, ´A pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica', uma edição que conta com 25 artigos, marco para os 25 anos da Revista, da qual participam 60 autores de 18 diferentes instituições de ensino que passaram por cerca de 80 avaliadores”, complementa.

Um pouco da trajetória da Vértices: 

 A Revista Vértices é um periódico criado na então Escola Técnica Federal de Campos e, a partir desse grupo inicial, surge a ideia e criação da Essentia Editora que tornou-se realidade em 2006, quando a revista já estava em seu sétimo ano de publicação.

 “Destaco aqui o significado que deu origem ao seu nome e que está diretamente relacionado aos seus objetivos:  'Vértice', segundo o 'Aurélio' representa ponto culminante, ápice, ponto comum a duas ou mais retas. Assim, a concepção da revista, pelos seus criadores, traz a proposta da publicação ser um ponto que traz inúmeros pontos de vista diferentes, divergentes, representados em vértices. Ao mesmo tempo, pretende ser o 'ponto comum' que permite unir esses diferentes pontos, representados por diferentes concepções, abordagens, numa vontade única de disseminar conhecimento e cultura”, ressalta Inez. 

 Segundo ela, após todos estes anos, a Vértices continua com o mesmo objetivo: “ser um ponto para convergência plural e diverso de disseminação do conhecimento. O que certamente nos encoraja e faz com que acreditemos que estamos no caminho certo são os milhares acessos e downloads aos artigos publicados, o respeito e adesão de autores e avaliadores, a participação e compromisso da equipe editorial em fazer sempre o melhor, buscando o aperfeiçoamento da publicação a cada ano”, diz.  

Perfil da Vértices:

 A Vértices é uma publicação periódica técnico-científica quadrimestral que tem por finalidade publicar Artigos Originais, de Revisão e Dossiês Temáticos sobre temas em Educação, Sociologia e Serviço Social. Devido ao seu aspecto multidisciplinar aceita, também, contribuições de outras áreas do conhecimento como Engenharias, Ciências Agrárias, Filosofia, Letras e Linguística, desde que condizentes com a sua política editorial. A revista é de acesso livre e está disponível no cenário regional, nacional e internacional, sendo oferecida em sua página na internet a possibilidade de interface em três idiomas (português, inglês e espanhol). 

 Possui um índice h do Google Acadêmico elevado (18) e está disponível em bases de dados, diretórios de revistas, portais de periódicos e catálogos de revistas de diferentes indexadores nacionais e internacionais. 

 No ano de 2021 foi indexada em um dos mais importantes Sistemas de Redes de Revistas abertas internacionais, a Redalyc. A disponibilização da revista nesses indexadores aumenta a sua visibilidade e acesso aos mais de 57 fascículos e seus artigos, publicados ao longo desses 25 anos. 

 

 

 

 

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

 √ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!