Prazo Final

Essentia Editora recebe propostas para publicação de livros até 31 de outubro

por Comunicação Social da Reitoria publicado 27/10/2022 14h21, última modificação 31/08/2023 13h14
Trabalhos inéditos podem ser submetidos pela comunidade externa, alunos e servidores do IFF.
Essentia Editora recebe propostas para publicação de livros até 31 de outubro

As propostas aprovadas serão conhecidas em 17 de março de 2023. (Arte: Essentia Editora).

Está chegando o prazo final para os interessados enviarem suas propostas inéditas de livros para publicação pela Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense (IFF). É até o dia 31 de outubro, e a oportunidade está aberta a toda comunidade externa, estudantes e servidores aposentados ou não do IFF.

Cada proponente poderá enviar apenas uma proposta, sendo, autor individual ou coautor ou organizador/autor de obra coletiva, conforme as orientações dos Editais Nº. 135 (Interno) e N.º 136 (Externo)

Vale ressaltar que não serão aceitos livros didáticos nem de ficção, porém é válido o envio de resultados de atividades/pesquisas acadêmicas desde que tenham sua linguagem adequada para um público mais abrangente. No caso das propostas externas, o trabalho proposto deverá tratar, ao menos, de uma das seguintes temáticas: (1) questões relacionadas às regiões nas quais o Instituto Federal Fluminense está inserido; e (2) educação profissional e tecnológica no âmbito do ensino público.

Inscrições: até 31 de outubro de 2022, o material deverá ser encaminhado em formato PDF para o e-mail edital.livrosessentia@iff.edu.br. No campo “Assunto” escrever: PROPOSTA PARA O EDITAL EXTERNO/INTERNO DE APOIO À PUBLICAÇÃO DE LIVROS – EDIÇÃO 2022.

Também é necessário encaminhar os documentos exigidos em PDF, assinados de forma digital pelo gov.br: ficha de Inscrição; termo de compromisso; termo de responsabilidade quanto ao uso de imagens, textos, voz e depoimentos; termo de Cessão do Direito para Uso de Imagem, se for o caso; documento de comprovação de Aprovação da Pesquisa, nos casos indicados por lei.

Formato: a proposta de publicação deverá ser enviada sem identificação do(s) autor(es), e conter: o texto a ser publicado com sumário; a apresentação (se houver); o prefácio (se houver); e os anexos (se houver). O texto deve estar escrito em formato Word, com fonte Times New Roman 12, margens inferior e superior 2,5 e laterais 3,0, espaçamento 1,5 e justificado, e estar de acordo com as normas atuais da ABNT, podendo conter o mínimo de 50 e o máximo de 250 páginas (que deverão estar numeradas), não excedendo o tamanho de 10Mb.

A seleção das propostas será realizada pelo Conselho Editorial da Essentia Editora que tem como apoio a avaliação de pareceristas em sistema duplo-cego.

As inscrições serão homologadas no dia 21 de dezembro e as propostas aprovadas serão conhecidas em 17 de março de 2023.

Saiba Mais: Desde 2012, a Essentia já lançou 26 obras por meio dos editais de apoio à publicação de livros, todas elas disponíveis no site.

“Temos uma ótima expectativa para estes editais de 2022 e esperamos, ao final do processo, termos quatro novas obras selecionadas para publicação”, destaca Daniela Balduino, coordenadora executiva da Editora.

Todas as informações podem ser acompanhadas no Portal de Seleções.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!