Aniversário

Essentia Editora segue com a programação de ações comemorativas pelos seus 15 anos

por Comunidade Social Reitoria publicado 13/06/2021 14h38, última modificação 31/08/2023 13h02
Lançamento do livro "10 anos de extensão na Rede Federal de Educação Profissional " será sexta-feira, dia 18 de junho, às 17h.

O evento será transmitido pelo canal do IFF no YouTube, IFFTube (Arte: Essentia Editora)

A Editora lançará neste mês de junho o livro “10 anos de extensão na Rede Federal Fluminense de Educação Profissional". O lançamento faz parte das ações comemorativas pelos 15 anos da Editora em 2021. O evento será realizado na sexta-feira, dia 18 de junho, às 17h, com transmissão pelo canal oficial do IFF no YouTube, o IFFTube.

O livro é um registro do desenvolvimento da extensão nos primeiros dez anos de existência da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A obra contém relatos de 31 instituições, compondo um recorte histórico da reestruturação que deu origem aos Institutos Federais, a partir de vários Centros Federais de Educação Tecnológica, Escolas Técnicas Federais e Escolas Agrotécnicas Federais. Esse período compreendeu a intensiva expansão das Redes Federais, sobretudo para o interior do país, com diversos investimentos significativos em políticas públicas de educação tendo como objetivo a inclusão social por meio da ampliação das oportunidades de acesso à educação profissional e superior para uma grande parcela da sociedade brasileira.

As ações de extensão que foram desenvolvidas nas entidades citadas potencializaram os propósitos fundamentais da Rede Federal no contexto de sua expansão. Um desses propósitos foi a aproximação das instituições com a população, arranjos produtivos e culturais locais, visando não somente escolarizar jovens, mas paralelamente promover, por meio de uma atuação local, o desenvolvimento socioeconômico de todo o país de forma integrada e efetiva, priorizando as pessoas e organizações em situação de vulnerabilidade, abordando questões sociais relevantes e colaborando com a construção de uma nova identidade para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a partir de sua história centenária.

Informações sobre este e demais eventos que integram a programação comemorativa de aniversário estão disponíveis no Portal de Eventos do IFF.

Inscrições de participantes no evento devem ser feitas AQUI.

Link para o download do livro AQUI.

Organizadores:

Régia Lúcia Lopes, docente do IFRN.

Renato Tannure Rotta de Almeida, docente do IFES.

Mediador:

Vicente de Paulo Santos de Oliveira, mediador, docente do IFF.

Participação Especial:

Juliana Gonçalves Vidigal, docente do IFF.

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!