Essentia lança livro no Encontro Nacional de Editores da Rede Federal

por admin publicado 24/10/2023 15h59, última modificação 27/10/2023 20h21
O lançamento da obra sobre a escassez hídrica na bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, de Marcelo Ferreira, será nesta quarta-feira, dia 25, às 16h30min, no formato online.
Lancamento essentia_escassez hidrica

O livro "A escassez hídrica (2014-2016) na Região Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana: breve história, conflito, gestão e perspectivas", publicado em setembro deste ano pela Essentia Editora do IFF, será lançado durante a 7ª Edição do Encontro Nacional de Editores da Rede Federal – Enedif 2023, sediado pelo Instituto Federal Catarinense (IFC).

O evento de lançamento será realizado de forma online, pelo Google Meet, nesta quarta-feira, dia 25 de outubro, das 16h30min às 17h30min, com a participação do autor Marcelo dos Santos Ferreira. Acesse AQUI para participar.

A obra reflete sobre a escassez hídrica histórica da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, ocorrida entre 2014 e 2016, com especial atenção a região do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana (BPSI), foz do manancial.

"Em meio a grandes perdas agropecuárias, e problemas de abastecimento humano no território regional, uma crise entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais chamou o comitê de bacia BPSI para uma atuação protagonista pela garantia da segurança hídrica para os 22 municípios que o integram. A transposição de águas da bacia do rio Paraíba do Sul para o sistema Cantareira movimentou a sociedade, gerando documentos e atos públicos. O sétimo arranjo presente no Plano Diretor Paulista torna-se a primeira opção, e após sua homologação pela mediação do Supremo Tribunal Federal junto ao autógrafo dos governos estaduais, gera questões relevantes: A gestão dos recursos hídricos na bacia federal pode garantir segurança hídrica para os anos vindouros? A bacia caminha para suportar os impactos da próxima seca? A região da foz do manancial tem mecanismos de garantir sua própria segurança hídrica?" - Marcelo dos Santos Ferreira, autor.

A publicação está disponível para download no site da Essentia Editora.