Essentia lança livro sobre Pesquisa com Egressos da Rede Federal

por Comunicação Social da Reitoria publicado 07/07/2023 15h39, última modificação 31/08/2023 13h18
Lançamento será realizado no dia 12 de julho, às 14h, no auditório da Reitoria, com participação dos autores.
Essentia lança livro sobre Pesquisa com Egressos da Rede Federal

Livro estará disponível para download a partir do dia 12 de julho (Arte: Essentia Editora)

O livro “Pesquisa Nacional de Egressos da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia” será lançado pela Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense na próxima quarta-feira, dia 12 de julho, às 14h, no auditório da Reitoria do IFF, com a participação de seus autores. Na mesma data, a publicação estará disponível para download no site da editora.

A obra é fruto de uma pesquisa coordenada pelo pró-reitor de Ensino do IFF, Carlos Artur Arêas, com a participação dos seguintes pesquisadores: Elaine Rodrigues Figueiredo Gonçalves, Heise Cristine Aires Arêas, Jonathan Velasco da Silva, Natanael de Araújo Silva e Simone Souto da Silva Oliveira, do IFF; Nilva Schroeder, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); e Érica de Lima Gallindo, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

De acordo com Heise Cristine, pedagoga da pró-reitoria de Ensino e uma das autoras, a Pesquisa Nacional de Egressos considera importante identificar fatores que contribuem e que dificultam a permanência dos estudantes e a possível relação desses fatores com o êxito nos cursos, dentro do contexto da pesquisa expresso nos dados de conclusão.

“Por isso, a pesquisa amplia sua perspectiva de avaliação da Educação Profissional tradicionalmente restrita à vinculação com a empregabilidade, quase sempre observada quando os estudantes já não estão conosco. Entendemos que os elementos que apresentamos poderão contribuir para a tomada de decisões das instituições e estabelecer ações estratégicas para o fortalecimento e/ou a recondução de seus processos, reafirmando o compromisso institucional com a democratização da educação pública”, destaca Heise.

Para a coordenadora executiva da Essentia, Daniela Balduíno, “é muito importante para a editora publicar uma obra que, certamente, trará contribuições significativas para o nosso Instituto e para toda a Rede Federal de Ensino”.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!