Enedif

Essentia participa do IV Encontro Nacional de Editores da Rede Federal

por Comunicação Social da Reitoria publicado 04/11/2020 00h00, última modificação 31/08/2023 13h00
Evento discutiu os desafios e conquistas relacionados à produção editorial da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Essentia participa do IV Encontro Nacional de Editores da Rede Federal

Fórum dos Editores da Rede Federal contou com representantes de 19 editoras dos Institutos Federais (Imagem: Reprodução Enedif)

O IV Encontro Nacional de Editores da Rede Federal (Enedif), que neste ano abordou o tema "Desafios para a leitura no mundo atual", foi realizado pela primeira vez de forma totalmente remota, entre os dias 28 e 30 de outubro. Organizado pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), teve a Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense (IFF) como uma das participantes da comissão organizadora. As edições anteriores ocorreram nos Institutos Federais de Goiás (IFGO), do Rio Grande do Sul (IFRS) e de São Paulo (IFSP).

Participaram do evento as editoras executiva e científica da Essentia, Cláudia Ferreira e Paula Borges Bastos, respectivamente, bem como editores científicos e membros da equipe editorial de diversas publicações da editora do IFF (periódicos Vértices, Boletim Ambiental Alberto Lamego, Cadernos de Extensão, Séries Memórias Fluminenses, Cadernos Técnicos). O pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFFluminense, professor José Augusto Ferreira, que também é editor científico do Boletim Ambiental Alberto Lamego, esteve presente na abertura e no colóquio de abertura.

O Encontro contou ainda com lançamento de livros e apresentação de publicações lançadas em 2020. Os alunos do IFF Campus Bom Jesus do Itabapoana, Enzo Caitano e Thales Souza, fizeram parte do momento cultural, com apresentação de vídeo com músicas de voz e violão. Os estudantes participam no IFF do projeto Sarau Cultural, sob coordenação da Professora Karina Hernandes.

"O evento destacou a importância da leitura para o universo da educação e da construção da cidadania, em especial por meio da leitura de livros, uma vez que este estimula a relação leitura-reflexão, possibilita descobertas, abre novos mundos e estimula a empatia".
Paula Borges Bastos

Membro da Comissão de Editores Científicos da Essentia e editora assistente da Série Memórias Fluminenses, a doutora em Medicina Veterinária Paula Borges Bastos comenta que o evento destacou a importância da leitura para o universo da educação e da construção da cidadania, em especial por meio da leitura de livros, uma vez que este estimula a relação leitura-reflexão, possibilita descobertas, abre novos mundos e estimula a empatia. “Além disso, por sua característica própria, o livro estimula uma leitura não fragmentada do mundo, possibilitando o desenvolvimento de uma capacidade crítica na busca de uma compreensão mais global da realidade”, explica, acrescentando que “nesse sentido, as Editoras Universitárias, por não estarem condicionadas às questões do mercado, mas sim pautadas por lógicas voltadas para a difusão, disponibilização e estímulo ao conhecimento, atuam na atividade finalística de sua instituição de origem, que é a educação”.

Em outra mesa tratou-se de aspectos a serem considerados para a qualidade das publicações de periódicos. A atuação das bibliotecas na formação do leitor também foi tema destacado pelos palestrantes durante o evento. Abordando essa realidade, foram discutidos ainda assuntos mais específicos como a importância da regulamentação e política editorial das editoras, refletindo sua missão. Uma das participantes da mesa-redonda que tratou dessa temática foi Inez Barcellos de Andrade, editora científica da Revista Vértices e membro do Conselho Editorial da Essentia Editora do IFF. Nas discussões, ressaltou-se o importante papel das editoras de Institutos Federais. “Por sua difusão e capilaridade no interior do território brasileiro, e também por trabalharem em sintonia com suas instituições de origem, que atuam fortemente nos vários níveis de educação em suas três dimensões (ensino, pesquisa e extensão), sua participação como atividade fim, estimuladora da leitura e da busca pelo conhecimento, em especial no ensino médio, é bem patente”, destaca Paula.

No último dia do evento, 30 de outubro, foi realizado o Fórum dos Editores da Rede Federal, com a participação de 19 editoras dos Institutos Federais (IFs). Foram feitas avaliações das suas experiências, apresentando como têm enfrentado os desafios das atividades num diagnóstico da realidade de cada uma das editoras presentes, e compartilhamento dessas informações e também dos documentos elaborados pelas editoras  (regulamentos, editais, etc.). “Esse momento foi outra rica troca de experiências visando compartilhar as soluções encontradas diante dos desafios enfrentados em seus afazeres cotidianos na busca constante pela excelência de suas publicações e formas de disponibilização e acesso ao público leitor”, finaliza a representante da Comissão de Editores Científicos da Essentia, Paula Borges Bastos.

Algumas atividades estão disponíveis no canal do IFPE no YouTube:
 Dia 28/10 (mesa-redonda)
 Dia 29/10 (mesas-redondas)
 Dia 29/10 (colóquio de encerramento)