Notícias

Trabalhos de extensão

Estudantes apresentam banners no segundo dia da XIV Mostra de Extensão

por Comunicação Social da Reitoria publicado 19/10/2022 09h00, última modificação 31/08/2023 13h13
A programação do evento segue com atividades até o dia 21 de outubro.
Estudantes apresentam banners no segundo dia da XIV Mostra de Extensão Uenf-UFF-IFF e VI UFRRJ

Projeto sobre o inventário do acervo do Centro de Memória Nilo Peçanha (Fotos: Divulgação/IFF).

 A sessão de apresentação de banners de projetos de extensão foi realizada das 8h às 10h, no segundo dia de atividades da XIV Mostra de Extensão da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Instituto Federal Fluminense (IFF) e da VI edição da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), nesta quarta-feira, 19 de outubro, no Centro de Convenções da Uenf, em Campos-RJ. 

 Com o tema “Darcy 100 anos: sociedade darciniana disruptiva & a extensão inclusiva”, a Mostra recebeu um total de 101 projetos de extensão do IFFluminense, contando com a presença de 400 alunos e 200 servidores. 

 Dentre os banners apresentados, estava o projeto "A produção do inventário preliminar do acervo do Centro de Memória Nilo Peçanha do campus Campos Centro IFF" dos autores Maria Teresa Petrucci Machado Gomes, Márcia Valéria da Silva Lima, Rogério Lucas Fernandes Rocha, Rodrigo Rosselini Julio Rodrigues (também coordenador do projeto) e Fábio Gustavo Viana Siqueira. O estudo busca possibilitar a segurança e adequada gestão desse acervo, e um dos métodos foi produzir uma ficha para o registro dos itens documentais. 

 Já o trabalho "Produção de Podcasts para a Divulgação Científica e Ensino de Ciência: IFFCast", dos Campi Itaperuna e Macaé, com autoria de Mayara Felix Janio Pereira, Gutierre de Souza Ferreira, Alfredo Antunes Júnior e Bruno de Castro Jardim, aborda a ideia de "democratizar a cultura científica, difundindo os conhecimentos científicos, que muitas vezes ficam retidos dentro da academia, para a sociedade", explica Mayara, estudante do Campus Itaperuna. 

 Outro banner apresentado foi "Internacionalización en Casa: la movilidad virtual como herramienta para el desarrollo intercultural v promoción de la ciudadanía global", do Campus Quissamã, com autoria de Daniel Vasconcelos Correa da Silva, ILeana Celeste Fernández Franzoso e Kleverson Gonçalves Willima. "A nossa língua alvo é o Espanhol. Entendemos que o Teletandem é a melhor ferramenta para o ensino-aprendizagem de línguas, e aproveitamos o momento de pandemia para começar a implementar a mobilidade virtual dos estudantes utilizando essa ferramenta, pensando também que o intercâmbio é custoso", afirma Kleverson. 

 Também houve a apresentação do projeto do Campus Campos Centro "Ciências em ExperimentAÇÃO: Educar, comunicar e divulgar ciências em redes" das autoras Marcella Correa de Almeida Cooper, Maria Fernanda Peixoto Gama e Ana Clara Koch de Azevedo, com a coordenação de Natália Deus de Oliveira Crespo. Através da produção e postagem de cartazes ilustrados autorais, o projeto busca realizar intervenções extensionistas nas redes sociais, "especialmente trabalhando temas relacionados à biologia, física e química", conta Marcella. 

 Além da sessão de banners, foi realizada a sessão de apresentação oral na parte da tarde, das 14h às 16h.

 A XIV Mostra de Extensão Uenf-UFF-IFF e VI UFRRJ segue até o dia 21 de outubro, com palestras, apresentação de banners, sessões de apresentação oral de trabalhos e programação cultural. A programação completa está disponível no site oficial do evento

 

 

 

 

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!