Acampamento Internacional da Juventude

Estudantes da Rede Federal participam de congresso da WFCP

por Comunicação Social da Reitoria publicado 01/07/2022 17h00, última modificação 10/10/2023 13h12
O reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, é o atual vice-presidente paras as Américas do WFCP, e participou do evento representando o Conif.
Estudantes da Rede Federal participam de congresso da WFCP

Lucy Kessia (à esquerda), é ex-aluna do ensino médio do IFF Campus Centro

As estudantes Ana Lara Kuhn e Lucy Kessia Velasco dos Institutos Federais do Rio Grande do Sul (IFRS) e de São Paulo (IFSP), respectivamente, representaram o Brasil no “Youth Camp 2022”. O acampamento ocorreu paralelamente ao Congresso Mundial da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP, na sigla em inglês). A dupla brasileira foi a única representante do hemisfério sul na edição de 2022 do Acampamento Internacional de Juventude.

A estudante do Instituto Federal de São Paulo, Lucy, que também cursou o Ensino Médio no IFFluminense, no Campus Campos Centro, contou como sua participação no Congresso agregou na sua vida profissional: "As experiências que adquiri no acampamento vão ficar marcadas na minha vida. Consegui criar conexões com as pessoas, compartilhei ideias, evoluí como profissional e como pessoa. A programação foi muito rica", afirmou a estudante.

Realizado entre os dias 12 e 17 de junho, em San Sebastián, na Espanha, o encontro foi voltado a estudantes, que puderam participar de atividades sociais, discussões sobre temas globais e desenvolveram a declaração “The Voice of the Youth” (A voz da juventude, em tradução livre). O documento foi apresentado aos participantes da Conferência Mundial. Equidade de gênero, sustentabilidade, imigração foram alguns dos temas abordados durante o encontro.

A estudante gaúcha, Ana Lara, ressaltou que o evento possibilitou a vivência em um espaço multicultural. “Estou saindo dessa experiência com a mente mais aberta e cheia de novas ideias. Fizemos compromisso com o mundo que queremos”, disse a estudante.

A seleção das estudantes brasileiras foi realizada por meio de um edital lançado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Já os custos da participação foram subsidiados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!