Notícias
Internacionalização
Estudantes da Rede Federal podem se candidatar à Programa de Intercâmbio no Japão
Intercâmbio será realizado de 06 a 12 de novembro (Imagem: Conif)
O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) divulgou nesta quarta-feira (13), a Chamada Pública para seleção de estudantes para participação no Sakura Science High School Program (Brazil), um programa de intercâmbio de curta duração no Japão. A forma e as condições de participação estão estabelecidas no Edital Conif/AI 14/2022, de 13 de julho de 2022.
Podem participar da seleção estudantes de ensino médio integrado da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que estejam regularmente matriculados no penúltimo ou último semestre. O intercâmbio será realizado no período de 6 a 12 de novembro de 2022 e os estudantes selecionados serão acompanhados por dois servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que serão selecionados em processo específico.
Inscrições e documentação
Os candidatos devem submeter sua inscrição exclusivamente por meio do formulário de inscrição devidamente preenchido, até 23h59, horário de Brasília, do dia 31 de julho de 2022, data limite para envio de inscrições, conforme cronograma constante no Edital.
A carta de anuência (ver informações do anexo II do Edital Conif/AI 14/2022, conforme itens 4.g e 5.c), deverá ser solicitada pelo estudante ao coordenador do curso técnico integrado ao ensino médio. Toda a documentação necessária está disponível no item 5.1 do edital.
“O objetivo do Sakura SHSP é promover o intercâmbio de curta duração (7 dias) para estudantes brasileiros, no Japão, por meio de visitas a centros de pesquisa e universidades daquele país, participação em seminários, entre outras atividades junto a estudantes do ensino médio japoneses e de outros países participantes”, descreve o edital do Conif.
Vagas e subsídios à participação
De acordo com o Edital Conif/AI 14/2022, serão selecionados até três estudantes com matrícula ativa em cursos técnicos integrados ao ensino médio da Rede Federal vinculadas ao Conif. Será selecionado apenas um estudante por instituição.
O edital informa que a Agência de Ciência e Tecnologia do Japão (Japan Science and Technology Agency – JST) providenciará para os estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica:
- Bilhetes aéreos internacionais (classe econômica, a partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos);
- Acomodação, alimentação e transporte terrestre no Japão para o período de duração do intercâmbio;
- Seguro-viagem;
- Visto japonês.
Ainda conforme o edital publicado pelo Conif, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) “providenciará para os estudantes selecionados: a) Bilhetes aéreos para os trechos nacionais (da cidade de origem até o Aeroporto Internacional de Guarulhos e vice-versa); b) Emissão do passaporte”.
Confira a íntegra do Edital Conif/AI 14/2022 clicando aqui.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif, com adaptações
√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais.
√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!