Programa ELAP

Estudantes de cursos superiores podem se inscrever para Programa Futuros Líderes na América

por Comunicação Social da Reitoria publicado 13/02/2022 13h59, última modificação 31/08/2023 13h08
O período de inscrição é de 11 a 16 de fevereiro de 2022. O estudante selecionado receberá bolsa para estudar durante quatro meses no Canadá.

Arte: Programação Visual

O Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), por meio do acordo de cooperação acadêmica firmado com a College of the Rockies, no Canadá, divulga o Edital Nº7/2022 para o processo seletivo do Programa Futuros Líderes na América (ELAP – Emerging Leaders in the Americas Program), financiado pelo Governo Canadense.

O programa tem a finalidade de apoiar o desenvolvimento do capital humano e a próxima geração de Líderes das Américas, fortalecendo os vínculos entre as instituições de ensino superior do Canadá, América Latina e Caribe. Por conta disso, o College of the Rockies oferece cinco áreas de estudo para estudantes interessados, sendo elas: Administração de empresas (Business Administration), Gestão de Turismo e Recreação (Tourism and Recreation Management), Universidades de Artes (University Arts), Universidade de Ciências (University Science) e Belas Artes (Fine Arts).

As inscrições poderão ser realizadas no período de 11 a 16 de fevereiro de 2022, por meio do envio dos documentos exigidos, para o endereço eletrônico internacional@iff.edu.br.

O período de estudos do programa é de quatro meses, e o aluno selecionado poderá optar pelos períodos compreendidos entre setembro e dezembro de 2022 ou janeiro e abril de 2023. A bolsa, a ser administrada pela instituição anfitriã, em cota única no valor de $8.200 CAD (oito mil e duzentos dólares canadenses), deverá cobrir os custos com visto, passagens aéreas, seguro-saúde, livros, materiais escolares, alimentação e estadia.

Requisitos

O IFFluminense indicará um estudante de Curso Superior de Graduação, Licenciatura ou de Tecnologia que atenda aos seguintes requisitos:

I - Ser maior de 18 anos;

II - Estar regularmente matriculado em um Curso Superior de Graduação, Licenciatura ou de Tecnologia, do IFFluminense;

III - Ter cursado, no mínimo, 50% e no máximo, 80% da carga horária total da matriz curricular do seu curso, conforme o Projeto Pedagógico de Curso vigente.

IV - Apresentar perfil de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico, com um Coeficiente de Rendimento (CR) igual ou superior a sete.

V - Ter nível pós-intermediário de inglês, conforme notas mínimas estabelecidas pelo ELAP, conforme estabelece o edital.

VI - Não ter participado de nenhum edital de mobilidade acadêmica internacional discente do IFFluminense.

Seleção

O processo seletivo será feito em duas etapas. A primeira etapa consiste na classificação dos candidatos inscritos que estiverem em conformidade com os requisitos do item 3.3 do Edital, levando em consideração a nota obtida de acordo com os critérios de seleção do item 4.1.1. Para a segunda etapa, haverá uma entrevista on-line apenas com os seis primeiros colocados, de acordo com o resultado da primeira etapa. A entrevista será individual, na qual o candidato deverá expor as motivações para estudar no College of the Rockies, demonstrando conhecimento sobre o Programa ELAP e suas implicações para seu futuro acadêmico, pessoal e profissional, além de demonstrar seu conhecimento pós-intermediário de língua inglesa. Ela será realizada por meio do Google Meet, com link a ser enviado ao candidato por e-mail, e feita na Língua Inglesa e na Portuguesa.

Resultado

O primeiro colocado no Resultado Final terá seus documentos enviados ao College of the Rockies com a solicitação de que sua inscrição seja submetida ao ELAP, cabendo à instituição canadense a decisão de submetê-la ou não. Se aceitá-la, a instituição canadense fará uma entrevista com o estudante classificado no edital de mobilidade, a fim de verificar o nível de proficiência do candidato. Caso haja a negativa da instituição, o IFFluminense reserva-se o direito de convocar o próximo da lista para enviar a sua candidatura e participação na entrevista com a instituição estrangeira.

Durante este período, aconselha-se aos estudantes que iniciem o processo para obtenção do passaporte. Mesmo não sendo garantida a aprovação, se esta ocorrer, será necessário iniciar o processo para obter o visto tão logo seja requerido.

Confira o cronograma:

Período de Inscrições

11 a 16 de fevereiro de 2022

Resultado Preliminar - primeira etapa

21 de fevereiro de 2022

Interposição de Recurso

Até 24 horas da divulgação do Resultado Preliminar

Resultado Final - primeira etapa

23 de fevereiro de 2022

Entrevista – segunda etapa

24 de fevereiro de 2022, Google Meet

Resultado Final da Seleção do IFFluminense

A partir do dia 25 de fevereiro de 2022

O candidato poderá interpor recurso pelo e-mail internacional@iff.edu.br, em até 24 horas a partir da divulgação do Resultado da primeira etapa. Não haverá interposição de recursos contra a segunda etapa.

Outras informações sobre o programa poderão ser obtidas no Portal do Emerging Leaders in the Americas Program

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais.

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!