Notícias
Iniciação à Docência
Estudantes de licenciatura do IFF podem se inscrever para bolsas Pibid
Bolsas possibilitam ao licenciando colocar em prática seus conhecimentos (Arte: Lionel Mota).
O Instituto Federal Fluminense divulgou o Edital N.º 230/2024 que visa selecionar estudantes interessados em atuar no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), com oferta de bolsas fomentadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Os candidatos devem se inscrever no período de 11 a 20 de outubro, por meio do formulário eletrônico disponível AQUI, e mediante o envio da documentação descrita no Art. 18 do edital.
Podem se candidatar os estudantes matriculados em uma das seguintes Licenciaturas do IFF:
Campus Campos Centro:
Educação Física, Geografia, Letras (Português e Literaturas), Ciências da Natureza (Licenciatura em Ciências e Biologia, ou Ciências e Física, ou Ciências e Química) e Matemática;
Campus Cabo Frio:
Física e Química;
Campus Macaé:
História;
Campus Itaperuna:
Química.
Serão oito núcleos, cada um com 24 bolsistas, proporcionando oportunidade de formação prática para os estudantes. O valor da bolsa é de R$700 e será pago pela Capes. A seleção dos candidatos será por meio da análise de documentos, análise do currículo e entrevista, a ser realizada no período de 24 a 29 de outubro. Os selecionados serão conhecidos no dia 31 de outubro, e as atividades iniciam em 12 de novembro.
Saiba Mais
O Pibid é um programa executado pela Capes que visa fomentar a iniciação à docência, inserindo os estudantes de licenciatura no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Com isso, busca contribuir para o fortalecimento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira.
“Ressaltamos a importância do Pibid para fortalecer as licenciaturas e contribuir para a permanência dos estudantes na instituição. Programas como este ampliam a interação entre o IFF e as escolas públicas, promovendo uma formação de qualidade e integrando os futuros professores ao ambiente escolar desde o início de sua formação”, ressalta Allysson Tavares, diretor de Formação Profissional da Pró-reitoria de Ensino.
O projeto institucional do IFF, submetido ao edital da Capes, era composto por 11 subprojetos e 26 núcleos, sendo oito selecionados para bolsas. “Importante ressaltar que o IFF ficou na posição 87°, ou seja, entre as 100 primeiras de 300 instituições de ensino do país. No âmbito dos institutos federais, ficamos na 15° posição”, destaca a coordenadora Institucional do Pibid, Sergiane Cirimarco.
Todas as informações podem ser acompanhadas no Portal de Seleções.