Estudantes de Pós-graduação do IFF apresentam suas pesquisas no VIII Conpg

por Comunicação Social da Reitoria publicado 30/06/2023 10h59, última modificação 31/08/2023 13h18
Os pós-graduandos nas áreas do Ensino, Meio Ambiente, Física e Arquitetura apresentaram suas análises e propostas nesta quinta, 29 de junho.

A sessão de apresentação oral de trabalhos científicos do VIII Congresso Fluminense de Pós-graduação (Conpg), organizado em parceria entre a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), o Instituto Federal Fluminense (IFF) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), foi realizada nesta quinta-feira, dia 29 de junho.

Na sessão, os pós-graduandos do IFF em Ensino e suas Tecnologias, Arquitetura e Urbanismo, Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicada em Recursos Hídricos (AmbHidro) e do Mestrado Nacional Profissional em Ensino da Física, apresentaram seus estudos, de forma virtual.

Um destes foi a aluna Marcela Nascimento Netto de Souza, do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias, que apresentou sua pesquisa intitulada "Literatura Marginal, Reflexão Crítica e Podcast: Proposta para o Ensino Médio", na qual ela buscou "identificar os efeitos da literatura marginal na forma como os alunos percebem os fenômenos sociais de exclusão no seu cotidiano, a fim de verificar a potencialidade dessas obras para o aumento da criticidade e reflexão desses sujeitos", explicou Marcela.

Outro que se apresentou foi Davi Pinto Cherene Viana, do doutorado AmbHidro, que falou sobre "A Importância dos Colegiados na Governança Participativa das Águas". Sua ideia partiu de uma pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), realizada em 2015, em que foram levantadas questões como falta de diálogo institucional, além de "limitada capacidade dos comitês que não desempenham o papel construtores de consenso para orientar a tomada de decisões" (OCDE, 2015), a respeito da governança dos recursos hídricos no Brasil.

Para análise da governança, Davi propõe a "avaliação através da aplicação de indicadores, como um importante instrumento para o monitoramento da gestão dos recursos hídricos, pois permite a identificação dos pontos fortes e fracos das instituições e da governança, além de permitir avaliar o desempenho dos conselhos e a efetiva aplicação da Política Nacional dos Recursos Hídricos".

O VIII Conpg é realizado conjuntamente com o XV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict). Estão previstas palestras, apresentações orais e em banners, além de atividades culturais, até 30 de junho. Durante o evento, há a oportunidade de interagir com os participantes e convidados, que possuem ampla experiência nos temas relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação. Saiba mais clicando AQUI.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!