Desempenho

Estudantes de seis cursos de graduação do IFF serão avaliados pelo Enade 2019

por Comunicação Social da Reitoria publicado 09/07/2019 15h30, última modificação 31/08/2023 12h54
Além da prova, que será aplicada em 24 de novembro, os alunos concluintes deverão preencher um cadastro e responder ao Questionário do Estudante.
Estudantes de seis cursos de graduação do IFF serão avaliados pelo Enade 2019

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as normas e o cronograma do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade 2019, por meio do Edital N.º 43, de 04 de junho de 2019.

Nesta edição, serão avaliados estudantes de seis cursos de graduação do IFFluminense. São eles: Arquitetura e Urbanismo; Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Elétrica; Engenharia Ambiental e Engenharia Mecânica. As provas serão aplicadas no dia 24 de novembro de 2019, das 13h30min às 17h30min.

Os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos que fazem parte das áreas avaliadas no exame deste ano deverão ser inscritos no Enade pelos coordenadores de curso do IFFluminense. Os ingressantes ficam dispensados de participar do exame. Todos os alunos concluintes, além de participar da prova, deverão preencher um cadastro de informações pessoais, no período de 01 de julho a 21 de novembro, e responder ao Questionário do Estudante, de 02 de setembro a 21 de novembro de 2019. Todos os procedimentos serão realizados exclusivamente pela internet, no Sistema Enade.

A Procuradora Educacional Institucional da Pró-reitoria de Ensino do IFF, Rayanna Maciel, destaca que todos os estudantes concluintes precisam participar do exame para terem o direito a colar grau. “É importante ressaltar que o não preenchimento do questionário e o não comparecimento no dia do exame, para os concluintes, configuram em irregularidade e impossibilitam a conclusão do curso”, afirma Rayanna, acrescentando que, em caso de dúvidas, o aluno deverá procurar a coordenação do seu curso.

Estrutura do exame – a prova do Enade tem duração de quatro horas e é composta por dez questões de Formação Geral e 30 questões de Componente Específico de cada área de avaliação. As questões discursivas do componente de Formação Geral avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto.

Saiba mais sobre o Enade - O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

Acesse AQUI as diretrizes das provas do Enade com os componentes específicos de cada área.

A Portaria N.º 828/2019, que estabelece o regulamento do Enad 2019 pode ser conferida AQUI.

Todas as informações sobre o exame estão disponíveis no Portal do Inep.

*Com informações do Portal do Inep