Iniciação científica

Estudantes do IFF apresentam suas pesquisas no XIV Confict

por Comunicação Social da Reitoria publicado 23/06/2022 16h24, última modificação 10/10/2023 13h14
No terceiro dia do Congresso, foram realizadas, pelo IFF, as apresentações orais de trabalhos científicos nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes.
Estudantes do IFF apresentam suas pesquisas no XIV Confict

A aluna Mariana Soares na apresentação do Congresso.

As apresentações orais do XIV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict) e do VII Congresso Fluminense de Pós-Graduação (Conpg), realizadas na tarde de quarta-feira, 22 de junho, contaram com pesquisas desenvolvidas no IFFluminense. Ao todo, foram 11 trabalhos, de diferentes campi da instituição, nos eixos temáticos de "Ciências Exatas e da Terra e Engenharias" e "Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes".

Dentre as apresentações orais realizadas na área de Linguística, Letras e Artes, está o trabalho de pesquisa “Campos dos Goytacazes: a cidade, seus poetas e as memórias como constituintes de signos literários sob a ótica da Ecocrítica”, do aluno de Licenciatura em Letras - Português e Literaturas do Campus Centro, Raul Chatel Neto, com a orientação do professor Adriano Moura.

Sobre sua participação, Raul ressaltou a importância da pesquisa na formação docente: "É muito interessante que, além da formação docente, seja trabalhada cada vez mais a pesquisa. Através disso novos caminhos podem ser alcançados, tendo em vista que a Ciência não é algo que se esgota em si. Foi uma experiência agregadora, tendo em vista a troca de conhecimento entre os discentes que apresentaram o trabalho somada aos apontamentos dos professores presentes na sala. Foi um prazer fazer parte desse evento e espero poder participar de outros dessa mesma natureza no futuro”, destacou o estudante.

“O Teatro como prática de corporificação: uma experiência com mulheres adictas em recuperação” foi o tema apresentado pela aluna do curso de Licenciatura em Teatro, do Campus Centro, Mariana Soares, com a coordenação da professora Maria Siqueira. “O teatro possibilita novas formas de ser que não conhecemos, é o caminho da subjetividade, a partir dos relatos obtidos pelas mulheres participantes, conclui-se que é possível reconduzir um corpo que aprendeu comportamentos danosos a um caminho de equilíbrio e prazer novamente”, comenta a aluna.

Já no eixo de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias, o aluno de Sistemas de Informação do Campus Centro, Davi Carvalho, sob orientação dos professores Simone Vasconcelos e Antônio Neto,  apresentou o trabalho “Plataforma Computacional para Apoio à Decisão em Redes de Conhecimento - Aplicada à Soluções Tecnológicas na Área de Recursos Hídricos”. De acordo com o aluno, o objetivo da pesquisa é criar uma plataforma de busca e repositório de conhecimento que seleciona resultados padrões solicitados pelo usuário, com base nas tags da área de recursos hídricos, de forma automatizada, e organiza os dados de base obtidos em indicadores e gráficos.

“Apesar de existirem diversas ferramentas de busca de informações em bases específicas, há uma grande carência de soluções tecnológicas que proporcionem busca simultânea de informações em diversos tipos de bases, integrando desta forma os conhecimentos necessários para auxiliar na tomada de decisões”,  explica Davi.

As atividades e trabalhos apresentados no XIV Confict podem ser acessados AQUI e AQUI. O evento, organizado em parceria entre o Instituto Federal Fluminense (IFF), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), segue até sexta-feira, dia 24, com palestras, sessões orais e atividades culturais. O evento está ocorrendo através da Plataforma Meet-Galoá. Veja a programação completa do Congresso e outras informações no site do evento

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!