Estudantes do IFF participam dos Jogos Universitários Brasileiros

por Comunicação Social da Reitoria publicado 15/10/2024 11h38, última modificação 15/10/2024 11h38
Eduarda e Matheus competiram na modalidade natação, representando o Instituto pela primeira vez nos jogos, em Brasília.
Estudantes do IFF participam dos Jogos Universitários Brasileiros

Da esquerda para a direita: Leonardo, Eduarda e Matheus no JUBs 2024 (Foto: Divulgação IFF).

Os estudantes Eduarda Braz e Barros, da Licenciatura em Educação Física do Campus Campos Centro, e Matheus do Carmo Bastos, da graduação em Ciência e Tecnologia dos Alimentos do Campus Bom Jesus do Itabapoana, participaram das competições de natação durante a 72ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), o maior evento de esporte universitário da América Latina.

Os Jogos, organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), acontecem de 8 a 19 de outubro, em Brasília, com a participação de 7 mil pessoas de todos os estados e do Distrito Federal. No total, 375 instituições de ensino superior estão competindo em 31 modalidades.

Foi a primeira vez que o IFF marcou presença na competição. Matheus e Eduarda representaram o instituto competindo pela Federação de Esportes Universitários do Rio de Janeiro (FEURJ). Ele disputou as provas dos 50m e 100m borboleta, 50m e 100m livre; ela competiu nas provas dos 50m e 100m livre, 50m borboleta e 50m costas.

Os atletas estavam acompanhados do coordenador de Políticas Esportivas, Educação Física e Saúde do IFF, Leonardo Basilio. "Esta primeira participação marca o ingresso do IFF de maneira institucional no desporto universitário e é a materialização do nosso objetivo de promover o esporte enquanto ferramenta para a formação integral dos nossos estudantes, ampliando a sua oferta a todos os níveis de ensino”.

Matheus acredita que foi uma excelente experiência. "O JUBs é uma competição muito boa porque estão os melhores atletas universitários do país. A convivência com eles se dá o tempo todo e é como se estivéssemos numa olimpíada. Tive ótimas marcas durante a competição”.

"Eu sou atleta de natação e busco o alto rendimento. Estou muito feliz por participar do JUBs, que é uma competição de nível altíssimo, e poder representar o IFF e o estado do Rio de Janeiro, entregando os melhores resultados", declara Eduarda.

Para saber mais sobre os Jogos e conferir os resultados, acesse a página oficial da CBDU.