Iniciação Científica

Estudantes do IFF podem se candidatar a bolsas de Pesquisa

por Comunicação Social da Reitoria publicado 03/03/2021 16h35, última modificação 31/08/2023 13h01
Há concessão de bolsas em dois editais diferentes. Inscrições devem ser feitas de 04 a 08 de março.
Estudantes do IFF podem se candidatar a bolsas de Pesquisa

Bolsas serão concedidas pelo período de 10 meses (Arte: Lionel Mota).

O Instituto Federal Fluminense (IFF), após selecionar projetos de pesquisa para desenvolvimento ao longo do ano de 2021, agora inscreve estudantes do ensino técnico e superior que tenham interesse em serem bolsistas destes projetos.

Serão concedidas bolsas em dois editais diferentes: Edital N.º 142/2020, em parceria com empresas; e o Edital N.º 143/2020. As inscrições devem ser realizadas pelo estudante, no período de 04 a 08 de março, online, no Módulo de Pesquisa e Extensão do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). O estudante pode se inscrever em até dois projetos, em cada edital.

A seleção dos bolsistas vai acontecer de 09 a 12 de março, pelo pesquisador, e conterá, minimamente, as seguintes etapas: entrevista com perguntas iguais para todos os candidatos; e análise do histórico ou boletim escolar.

O resultado será divulgado no dia 15 de março, quando também se iniciam as atividades dos projetos.

Edital N.º 142

Esta seleção trata dos projetos de pesquisa desenvolvidos em parceria com empresas. As modalidades de bolsas concedidas são:

√ Pibiti-IFF: Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação para estudantes de cursos superiores (20 horas semanais), no valor de R$ 400,00, por 10 meses;

√ Pesq-12: Bolsas de Pesquisa (Pesq-12) ofertadas a estudantes do IFF que estejam regularmente matriculados no ensino técnico (12 horas semanais), no valor de R$ 250,00, por 10 meses;

√ ME-IFF-Empresa: Bolsa para projeto de Mestrado, no valor de R$ 1.500,00, por 10 meses;

√ Dout-IFF-Empresa: Bolsa para projeto de Doutorado, no valor de R$ 2.200,00, por 10 meses.

O estudante pode conferir AQUI a lista das propostas selecionadas, antes de fazer a sua inscrição. Todas as informações podem ser acompanhadas pelo Portal de Seleções.

Edital N.º 143

Este edital trata dos projetos de pesquisa desenvolvidos internamente por servidores do IFF. As modalidades de bolsas concedidas são:

√ Pibic-IFF: Bolsas de Iniciação Científica para estudantes de cursos superiores do IFF (20 horas semanais), no valor de R$ 400,00, por 10 meses;

√ Pesq-12: Bolsas de Pesquisa ofertadas a estudantes do IFF que estejam regularmente matriculados no ensino técnico (12 horas semanais), no valor de R$ 250,00, por 10 meses;