Estudantes do IFF são selecionados para intercâmbio acadêmico nos EUA

por Comunicação Social da Reitoria publicado 05/07/2023 15h10, última modificação 31/08/2023 13h18
Escritório de Cooperação Internacional fez a pré-seleção dos estudantes que embarcam neste mês de julho.
Estudantes do IFF são selecionados para intercâmbio acadêmico nos EUA

Da esquerda para a direita: Liz, Gustavo e Iago em frente ao Palácio do Itamaraty, em Brasília.

Três estudantes de diferentes campi do IFF foram aprovados no processo de seleção da edição 2023/24 do Community College Initiative (CCI Program), programa patrocinado pelo Escritório de Assuntos Educacionais e Culturais do Departamento de Estado dos Estados Unidos. A pré-seleção foi realizada pelo Escritório de Cooperação Internacional do IFF, por meio de edital interno, no dia 29 de novembro de 2022.

Gustavo Teixeira Lima (Campus Bom Jesus de Itabapoana), Iago de Ávila Campista (Campus Campos Centro) e Liz do Amaral Almeida (Campus Campos Guarus) iniciam sua jornada de intercâmbio neste mês de julho, com previsão de retornar em maio de 2024.

O programa oferece bolsas de estudo em faculdades comunitárias (Community Colleges) pelo período de um ano acadêmico nos EUA para estudantes de cursos superiores, possibilitando o desenvolvimento de capacidades de liderança, habilidades profissionais e proficiência em língua inglesa.

“Nasci e cresci numa cidade do interior do Rio de Janeiro, sempre frequentei escolas públicas e consegui chegar até aqui. Por conta de oportunidades como essa, devemos, cada vez mais, valorizar a educação pública e de qualidade. Tendo ciência disso, levo essa aprovação de intercâmbio como uma conquista única na minha vida pessoal e acadêmica. Agradeço imensamente ao CCI Program e a todos que contribuíram com minha formação, pois foram a base disso tudo. Fica difícil expressar o sentimento diante a notícia, mas confesso que é dos melhores. Estou certo de que a experiência de interagir com uma nova cultura, adquirir novos conhecimentos e perspectivas serão excepcionais para meu crescimento como profissional e ser humano”, compartilha Gustavo que é aluno do Curso de Bacharelado em Engenharia da Computação do Campus Bom Jesus de Itabapoana.

Iago, do curso de Bacharelado em Engenharia da Computação do Campus Campos Centro, está entusiasmado com a oportunidade de estudar em uma faculdade comunitária. “Fui aprovado num intercâmbio de dez meses em Appleton - Wisconsin para estudar Ciência da Computação em Fox Valley Community College. Estou muito animado para poder aperfeiçoar as minhas habilidades na língua inglesa e também na área de T.I. e poder ter a oportunidade de vivenciar e trocar experiências com outras culturas, conhecendo pessoas das mais diversas culturas”, diz.

Para Liz, aluna do curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental do Campus Campos Guarus, o estudo no exterior representa a realização de um sonho. “Fiquei muito feliz ao descobrir que tinha conseguido a aprovação para bolsa. Vai ser incrível estudar fora! Realmente um sonho se tornando realidade. Tenho expectativas grandes, estou muito ansiosa e animada, visto que vou poder aperfeiçoar o inglês, estudar o que eu gosto, conhecer uma cultura diferente e contribuir para o crescimento local.”

O coordenador do Escritório de Cooperação Internacional do IFF, Rômulo dos Santos Rangel, ressaltou a importância da aprovação desses estudantes. "Alunos de várias partes do Brasil participaram do processo seletivo do CCI Program, e estamos extremamente felizes em saber que nossos três estudantes representarão o estado do Rio de Janeiro e o IFF”, afirma, acrescentando que “essa oportunidade, sem dúvida, contribuirá para que os estudantes ampliem seus horizontes, adquiram conhecimentos acadêmicos e interculturais, desenvolvam habilidades de comunicação global e se tornem cidadãos globalmente conscientes. A aprovação fortalece de forma significativa o processo de internacionalização do IFF, consolidando nosso instituto como um participante ativo e reconhecido no cenário internacional”.

Rômulo destaca, ainda, a relevância do Programa e o dedicado trabalho da equipe do Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro para tornar essa iniciativa possível. “O apoio deles é essencial para o sucesso e impacto positivo desse Programa, que fortalece os laços entre os dois países e promove a compreensão mútua e o intercâmbio cultural”, concluiu.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!