Estudantes do IFFluminense participam de Curso de Plano de Negócios

por Comunicação Social da Reitoria publicado 12/04/2018 09h51, última modificação 31/08/2023 12h49
Os alunos desenvolveram uma ideia inovadora, participaram e foram selecionados pelo Edital de Bolsa de Empreendedorismo do IFF.
Estudantes do IFFluminense participam de Curso de Plano de Negócios

Alunos do Curso de Plano de Negócios realizaram a apresentação do pitch.

Alunos do Curso de Plano de Negócios, oferecido pela Tec Campos - Incubadora de Base Tecnológica de Campos dos Goytacazes, que concluíram seus planos, realizaram a apresentação de Pitch de Negócios, no dia 05 de abril de 2018.

Daniel Santos e Rafael Canabarra, alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF), dos cursos de Arquitetura e Engenharia de Automação, desenvolveram uma ideia inovadora, participaram e foram selecionados pelo Edital de Bolsa de Empreendedorismo. Trata-se de uma iniciativa do IFFluminense que oferece a todos os seus alunos a oportunidade de receber uma bolsa para se capacitar, planejar, desenvolver e transformar suas ideias em empresas competitivas.

Os estudantes Hilton Pestana, Daniel Santos, Rafael Canabarra e Aluísio do Vale se propuseram ao desafio e saíram com o certificado de viabilidade de suas ideias inovadoras. Os seus planos de negócios foram desenvolvidos e obtiveram a afirmação do potencial dos empreendimentos.

A intenção de utilizar o pitch para a conclusão do curso é de que, além de planejar a ideia com o estudo do mercado, do planejamento financeiro, plano de marketing, estudo dos concorrentes, dentre outros quesitos, o aluno saiba apresentar sua ideia, efetivar as suas vendas e convencer os investidores ou clientes de que vale a pena investir no seu negócio.

A banca avaliadora contou com a presença de Rodrigo Lira, presidente do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam); Pedro Mendes, líder Hacking Health em Campos; Felipe Quintanilha, secretário de Desenvolvimento Econômico de Campos; Fernando Aguiar, presidente da Representação Regional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan Norte Fluminense); Elayne Ketelly, analista do Serviços de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Paula Alexandrisky, instrutora da turma.

De acordo com Rafael Canabarra, aluno do IFF e empreendedor, o curso foi uma experiência excepcional: “todos os que eu conheci nessa caminhada me engrandeceram com seus conhecimentos, experiências e camaradagem. A interação com o professor, as conversas entre os diferentes empreendimentos, a avaliação final feita por pessoas especializadas, tudo isso gerou um networking nesses quatro meses de curso, o que é essencial para os empreendimentos que deram seus primeiros passos”.

Com informações da Tec Campos