5ª Feira de Oportunidades

Estudantes e profissionais lotam Feira em busca de oportunidades de emprego e qualificação

por Comunicação Social da Reitoria publicado 05/10/2022 17h28, última modificação 10/10/2023 13h16
Evento, promovido pelo Fidesc, conta com palestras sobre o mundo do trabalho e apresentações de dezenas de empresas em seus stands.

Evento contou com grande participação durante os dois dias (Fotos: Mayhara Barcellos/IFF)

Estudantes, trabalhadores e profissionais recém-formados lotaram a quinta edição da Feira de Oportunidades em busca de informações sobre o mercado de trabalho, vagas de estágio, emprego, formação e qualificação profissional.

O evento, promovido pelo Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc), conta com a participação de dezenas de empresas e instituições de educação, nos dias 04 e 05 de outubro, no Instituto Dom Bosco – Colégio Salesiano, em Campos-RJ.

A estudante Maria Geovana, 18 anos, do 4º módulo do Curso Técnico em Mecânica, do Campus Campos Centro do IFF, ficou atenta aos stands de empresas que compõem o Complexo Portuário do Açu, que estavam divulgando sua área de atuação e rede de empregabilidade. “Vim, principalmente, pelas oportunidades de emprego, pois uma das minhas metas é trabalhar no Porto. Então, eu vim aqui para conhecer melhor cada empresa, saber com qual eu me identifico”, afirma a estudante, que pegou os contatos para enviar os currículos online.

Já o profissional Gabriel Cordeiro Dias, de 19 anos, recém-formado técnico em segurança do trabalho, esteve no stand da Evolk RH, especializada em Recursos Humanos, para conhecer o catálogo de vagas e saber como enviar o seu currículo. “Vim conhecer as empresas, as oportunidades e saber o que elas estão precisando”, afirmou Gabriel.

Além da busca por vagas de emprego, muitas pessoas também visitaram a Feira de Oportunidades em busca de formação e de qualificação profissional. Diversas instituições de ensino, entre elas as que compõem o Fidesc, apresentaram seus cursos e atividades para o público. No stand do IFF, por exemplo, servidoras da Pró-reitoria de Ensino estavam tirando dúvidas e fazendo a inscrição de candidatos aos cursos técnicos e de graduação do IFF, que estão com Processo Seletivo e Vestibular abertos, para o 1º semestre de 2023.

O stand do IFF também contou com informações para quem deseja montar sua empresa ou startup. O Polo de Inovação do IFFluminense e a TEC Incubadora apresentaram, respectivamente, seus projetos e oportunidades para transformar ideias em negócios.

A 5ª Feira de Oportunidades conta com o apoio da Prefeitura Campos, Firjan, Sebrae-RJ, Águas do Paraíba, Sicoob Fluminense, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ), Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT-RJ), Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Jornal Mania de Saúde e do Grupo Folha de Comunicação.

Fidesc - O Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos congrega 13 instituições: IFF, Uenf, UFF, UniRedentor, Estácio de Sá, Universo, Isecensa, Uniflu (Fafic, FDC e Odonto), Faculdade de Medicina de Campos, Candido Mendes e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!