Consulta Pública

Estudantes e servidores podem contribuir com a construção do PDI 2023-2027

por Comunicação Social da Reitoria publicado 30/01/2023 15h13, última modificação 31/08/2023 13h15
Primeiro capítulo do documento estará disponível para consulta pública de 06 a 14 de fevereiro, na Plataforma Participa IFF.
Estudantes e servidores podem contribuir com a construção do PDI 2023-2027

Primeiro capítulo disponível para contribuições será o do PPI (Arte: Lionel Mota/IFF)

O Instituto Federal Fluminense está construindo o seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027, documento que planeja as ações e traça os objetivos e metas da instituição para os próximos cinco anos. Após as visitas aos campi para falar sobre o PDI e o início da construção dos capítulos pelas Comissões Temáticas, chegou o momento da comunidade acadêmica contribuir com a elaboração do documento.

O primeiro capítulo disponível para consulta pública de estudantes e servidores será o do Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI), que orienta as ações do IFF na área de Ensino e tem como princípio norteador a inclusão e a igualdade de condições para o acesso, permanência e êxito dos estudantes no Instituto, tendo como meta a qualidade das ações pedagógicas.

Como participar? a comunidade poderá dar sugestões e contribuir com a construção do capítulo do PPI, no período de 06 a 14 de fevereiro, por meio da plataforma Participa IFF, disponível no endereço participa.iff.edu.br. Para acessar a plataforma, basta informar o idIFF, digitando o número do CPF e a senha de acesso. O capítulo disponível para sugestão aparecerá na tela inicial.

Assista ao vídeo tutorial abaixo e veja como contribuir:

De acordo com a coordenadora de Planejamento Estratégico da Diretoria de Desenvolvimento Institucional do IFF, Raísa Moreira, “a plataforma oferece espaços para discussão e sugestões, facilitando a comunicação com o público e reforçando o compromisso do Instituto com a transparência, valor que norteia o cumprimento da sua missão institucional”.

A participação na construção dos capítulos do PDI terá duas fases: recebimento de sugestões e de expressão de concordância, quando, após as sugestões serem analisadas e respondidas pelos responsáveis, o documento retornará para a plataforma para que a comunidade acadêmica possa expressar o grau de concordância com a redação do texto após as sugestões aceitas.

A diretora de Desenvolvimento Institucional do IFFluminense, Alline Morais, destacou, em entrevista para o portal do IFF, em setembro do ano passado, a importância do documento e da participação de toda comunidade no seu processo de construção.

“O PDI é um documento exigido por lei, mas ao tratar de temas tão importantes, tais como políticas pedagógicas, objetivos estratégicos e projeção de metas, ações prioritárias de obras, carreira do servidor, oferta de cursos, etc., afeta e envolve toda a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo. O processo metodológico de elaboração do PDI considera a nossa gestão democrática e participativa, ou seja, será dado um olhar com extrema atenção para cada sugestão enviada por servidor, estudante ou cidadão da comunidade externa. Todos podem ajudar a melhorar os serviços prestados pelo IFFluminense”, ressaltou a gestora.

Clique no vídeo abaixo para saber mais sobre o PDI:

Outras informações sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFFluminense estão disponíveis na página pdi.iff.edu.br

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!