Autoavaliação Institucional

Estudantes e servidores podem participar de pesquisa e contribuir para melhorias no IFF

por Comunicação Social da Reitoria publicado 27/02/2023 14h01, última modificação 31/08/2023 13h15
Questionário pode ser respondido no período de 01 a 26 de março de 2023, pelo Suap.

Tempo de resposta da pesquisa é de cinco a dez minutos (Arte: Júlio Negri)

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal Fluminense iniciou o Processo de Autoavaliação Institucional 2023 – Ano Base 2022. A pesquisa, realizada anualmente, é uma oportunidade que servidores e estudantes têm de opinar sobre diversas áreas do IFF, como Infraestrutura, Ensino e Gestão, entre outras, contribuindo para ações de melhoria na instituição.

O questionário da Autovaliação Institucional estará disponível no período de 01 a 26 de março de 2023, no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). Para responder à pesquisa, basta clicar na área Fique Atento! (quadro laranja), localizada na página principal. No caso dos estudantes, basta acessar o Suap e inserir login e senha.

De acordo com a presidente da CPA, Lygia Zigolis, o tempo de resposta da pesquisa é de cinco a dez minutos e as perguntas têm o objetivo de saber a opinião de servidores e estudantes sobre cinco eixos instituídos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). São eles:

>> Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional (Planejamento e Avaliação);

>> Eixo 2: Desenvolvimento Institucional (Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional e  Responsabilidade Social da Instituição);

>> Eixo 3: Políticas Acadêmicas (Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, Comunicação com a Sociedade e Política de Atendimento aos Discentes);

>> Eixo 4: Políticas de Gestão (Políticas de Pessoal, Organização e Gestão da Instituição, Dimensão e Sustentabilidade Financeira);

>> Eixo 5: Infraestrutura Física.

“É de suma importância que os estudantes e servidores respondam ao questionário de Autoavaliação Institucional para diagnosticarmos os pontos fortes e as fragilidades no Instituto, o que proporcionará aos gestores uma visão ampliada da realidade, possibilitando a orientação de metas no trabalho de planejamento institucional”, destaca Lygia.

Após o fim do período de respostas, a CPA realizará uma análise estatística que vai subsidiar a elaboração de um Relatório da Autoavaliação Institucional para ser enviado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até o dia 31 de março de 2023. O Relatório também será entregue aos gestores do IFFluminense e divulgado na página da CPA, no endereço avaliacaoinstitucional.iff.edu.br.

Em caso de dúvidas e outras informações sobre o processo, entre em contato com a CPA pelo e-mail comissao.cpa@iff.edu.br.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!