Internacionalização

Estudantes podem se candidatar a programa de mobilidade internacional

por Comunicação Social da Reitoria publicado 23/11/2018 13h49, última modificação 31/08/2023 12h52
No IFF, haverá pré-seleção de alunos dos Cursos Superiores de Tecnologia.
Estudantes podem se candidatar a programa de mobilidade internacional

Cinco estudantes brasileiros da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica serão selecionados para estudarem por 16 meses no Canadá pelo programa de mobilidade internacional “CICan Scholarships for Brazilian IF Students”.

No IFF, a oportunidade está aberta para estudantes de Cursos Superiores de Tecnologia em Design Gráfico, Manutenção Industrial e Sistemas de Telecomunicações. Os interessados em participar da pré-seleção interna deverão realizar a inscrição no período de 22 a 27 de novembro de 2018, exclusivamente pelo e-mail dii.propei@iff.edu.br, e mediante a entrega de toda a documentação exigida. Poderão participar os alunos devidamente matriculados e que atendam aos requisitos especificados no Edital N.º 220/2018 que rege a seleção.

Para a seleção, será formada uma comissão para avaliação das candidaturas. No dia 29 de novembro, serão divulgados os nomes dos cinco alunos convocados para realizarem o Teste de Elegibilidade de Inglês, a ser realizado no dia 30. Como cada instituição poderá indicar até um aluno, o selecionado pelo IFF será conhecido no dia 03 de dezembro. O resultado será encaminhado ao Conif, que realizará a seleção final em parceria com o CICan.

O programa terá início previsto para Março de 2019 e término previsto para Junho de 2020. Os estudantes receberão uma bolsa de estudos que cobrirá as seguintes despesas: Passagem aérea ida e volta (Brasil-Canadá-Brasil); Subsídio para cobrir o material de estudo; Auxílio financeiro para a instalação do estudante no país; Seguro médico internacional; Bolsa de manutenção pessoal durante o período de permanência no Canadá; Taxas escolares; Despesas com testes de idiomas.

Saiba Mais: o CICan Scholarships for Brazilian IF Students é um programa internacional desenvolvido pelo Colleges and Institutes Canada (CICan) em colaboração com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O programa será integralmente financiado pelo CICan e proporcionará aos estudantes brasileiros a oportunidade de melhorarem sua proficiência em língua estrangeira (inglês ou francês), além da oferta de complementação de sua formação acadêmica, por meio da mobilidade internacional em instituições canadenses.