Estudantes precisam responder a questionário até o dia 25 de novembro

por admin publicado 26/09/2023 15h36, última modificação 27/10/2023 20h38
Alunos de graduação que farão a prova do Enade neste ano devem responder ao questionário obrigatório, online.

Estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF), dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, do Campos Centro; Engenharia Ambiental, do Campos Guarus; Engenharia de Controle e Automação, do Campos Centro e Macaé; Engenharia Elétrica, do Campos Centro e Macaé; e Engenharia Mecânica, de Cabo Frio, que farão o Enade 2023, têm até o dia 25 de novembro para responder ao “questionário do estudante”.

O Questionário deve ser preenchido completamente por todos os estudantes concluintes inscritos, exclusivamente no Sistema Enade. Seu preenchimento completo é um dos elementos para caracterizar a efetiva participação do estudante no Exame. Ele é obrigatório e é utilizado para atestar a regularidade do estudante perante o Enade. O preenchimento também é requisito necessário para a visualização do local da prova.

Lembrando que se o aluno não responder ao questionário e não realizar a prova, ou seja, não cumprir a regularidade perante o Enade, fica impedido de colar grau. A regularidade no exame também é registrada em seu histórico escolar.

As respostas ao Questionário do Estudante são analisadas pelo Inep e agregadas por curso de graduação, preservando-se o sigilo da identidade dos respondentes.

O seu objetivo é levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos resultados dos concluintes no Enade, e para subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação e instituições de educação superior.

Ao todo, 293 alunos concluintes dos cursos do IFF a serem avaliados, e que têm a partir de 80% da carga horária atendida, deverão participar do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023, cuja prova será aplicada no dia 26 de novembro em todo o Brasil.

Com informações do site oficial do Enade 2023