Notícias

Jiniff 2025

Alunos do IFF Pádua ganham viagem em reconhecimento ao fair play nos Jogos Internos do IFF

por Ferdinanda Maia / Comunicação Social da Reitoria publicado 12/11/2025 16h13, última modificação 13/11/2025 14h07
A ação foi implementada este ano visando incentivar atitudes éticas, de empatia e colaboração entre os adversários em quadra.
Estudantes ganham viagem por praticarem fair play durante os Jogos Internos do IFF

Estudantes de Pádua em um dia de integração e lazer em Rio das Ostras (Foto: Divulgação/IFF).

 Estudantes do IFF Campus Santo Antônio de Pádua participaram de uma visita técnica de lazer e integração na Praia da Joana, em Rio das Ostras/RJ, em reconhecimento por terem sido os atletas que mais praticaram o “jogo limpo” (fair play) durante os Jogos Internos do IFF (Jiniff) 2025. A atividade aconteceu na sexta-feira, 07 de novembro, organizada pela Diretora de Políticas de Formação Integral da Pró-reitoria de Políticas Estudantis. 

 A ideia de implementar os reconhecimentos “Esporte de Valor” e “Atleta de Valor” no Jiniff 2025 nasceu entre os estudantes do Curso de Licenciatura em Educação Física do Campus Campos Centro, sob a condução do professor Leonardo Basilio, coordenador de Políticas Esportivas, Educação Física e Saúde do IFF. O objetivo é claro: incentivar o comportamento ético e cooperativo entre os participantes, reforçando o papel formativo do esporte. 

 “O Esporte de Valor é um espaço para a manifestação dos valores esportivos e um reconhecimento do adversário no que se refere aos princípios do respeito, da amizade e da cooperação. Mais do que premiar, buscamos reconhecer atitudes que representam o espírito do Jiniff e o verdadeiro sentido do esporte educacional”, destaca Leonardo.

 Na prática, funciona da seguinte maneira: cada equipe avalia o comportamento esportivo dos adversários após cada partida, atribuindo notas com base em critérios como respeito às regras, espírito colaborativo e ética esportiva. O somatório dessas notas determinou o campus mais bem avaliado em fair play. Já a medalha "Atleta de valor" é concedida por uma equipe a um atleta da equipe adversária no final de cada partida. Esse atleta representa o fair play da equipe, pois demonstrou empatia durante o jogo, conversou, riu, brincou, como dizem os mais antigos, o tal do espírito esportivo.

 “Quando o professor Leonardo trouxe a ideia, ele enfatizou a importância do respeito e da ética no esporte, a fim de minimizar os conflitos, e também estabelecer valores durante os jogos escolares. A gente pensou no fair play e logo veio a ideia do Atleta de Valor”, explica a estudante Cintia Alvarenga Freitas Barcelos, da Licenciatura. 

 De acordo com ela, o objetivo era reconhecer o aluno que demonstrasse espírito esportivo, que joga limpo e que pratica o bem - o atleta de valor dentro das quadras, e também enquanto indivíduo. “A gente estuda muito o esporte dentro de quadra, dentro das quatro linhas, mas sabemos que vai muito além. Esse atleta lá fora, ele vai ser um indivíduo. Um indivíduo de valor, com valores que aprendeu dentro da escola, dentro da quadra”, acrescenta. 

  Campus Pádua foi reconhecido como exemplo de postura, respeito e espírito esportivo e recebeu a alcunha "Esporte de Valor", representando o instituto como um todo na manifestação dos valores esportivos.

 “Fico muito feliz de ter sido um desses atletas que tiveram destaque nesse novo prêmio que foi colocado entre as partidas do Jiniff. Isso reforça o quanto é importante a disputa de um jogo limpo”, comemora Rafael da Silva Nepomuceno, 18 anos, do Curso Técnico em Edificações do Campus Pádua, e capitão do time de vôlei.

 “Todos nós somos atletas, entramos sempre em uma competição para ganhar. Nunca pensamos em perder, mas às vezes a gente extrapola o limite do que é um jogo limpo e justo. E esse destaque é uma forma de motivar você a sempre jogar de maneira limpa, prezando pelo bem do seu adversário, para que ninguém se machuque”, finaliza, acrescentando que a viagem foi uma experiência muito bacana.  

 A diretora de Políticas de Formação Integral, Josemara Henrique da Silva Pessanha, reforça que todos os campi foram muito bem avaliados e elogiados pelas atitudes demonstradas em quadra, refletindo o sucesso da proposta em promover o verdadeiro sentido do esporte educacional.

 “As iniciativas ´Esporte de Valor´ e ´Atleta de Valor´ consolidam-se, assim, como práticas que fortalecem o compromisso do IFF com a formação integral dos estudantes, promovendo valores que ultrapassam o desempenho técnico e reafirmam o papel do esporte como instrumento de educação e cidadania”, diz.