Estudantes tiram dúvidas sobre visto americano

por admin publicado 30/09/2014 18h30, última modificação 31/08/2023 12h47
Representantes do Consulado dos Estados Unidos palestraram na tarde desta terça-feira, 30, no auditório Miguel Ramalho do campus Campos Centro, sobre o passo a passo para obter um visto de estudante.

A palestra, promovida pelo Escritório de Cooperação Internacional do IFFluminense, foi realizada pelo vice-cônsul dos Estados Unidos, Matt Bushell, e por Ana Maria Morett, visa clerk do Consulado. Eles apresentaram os diferentes tipos de visto, como os para turistas, estudantes ou familiar acompanhante; também explicaram alguns tipos de intercâmbio como o Au Pair e o Camp Counselor, e as oportunidades de trabalho durante as férias escolares que contribuem para a experiência acadêmica e pessoal do intercambista.

Com o crescimento das demandas por visto estudantil nos últimos anos, principalmente após o início do Programa Ciência Sem Fronteiras, o Consulado americano vem promovendo esses encontros em instituições de ensino nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Em Campos-RJ, além do IFFluminense, eles conversaram com estudantes da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).

“Nosso objetivo é compartilhar informações sobre como obter o visto para estudar nos EUA. O intercâmbio, tanto para os estudantes brasileiros como para os americanos, é muito bom e enriquece os dois países”, afirma Matt, que concedeu entrevista ao Gabinete Digital.

O aluno do curso Técnico em Soldagem, Matheus dos Santos, de 19 anos, aproveitou a palestra para tirar dúvidas. “Tenho vontade de no futuro fazer um intercâmbio. No momento, estou fazendo o curso técnico e, também, um curso de inglês”, conta.

Durante a palestra, Matheus e os demais estudantes presentes puderam entender os procedimentos para obtenção do visto, que começa pela escolha da escola e a inscrição no programa até a entrevista no Consulado. Todas as informações poderão ser obtidas no site da Embaixada dos EUA e na página do Facebook.

IFF nas redes sociaishttp://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 30/09/14)