Notícias

Protagonismo

Evento “Novembro Negro”, do IFF, começa nesta segunda-feira, 16

por Comunicação Social da Reitoria publicado 13/11/2020 20h39, última modificação 10/10/2023 13h04
Programação será totalmente online, pelo canal do IFF no Youtube.
Evento “Novembro Negro”, do IFF, começa nesta segunda-feira, 16

 O evento “Novembro Negro”, realizado pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), começa nesta segunda-feira, 16 de novembro, e conta com uma programação diversificada até o dia 19.

 Com o tema “Lutas e Desafios da População Negra: Violência, Resistência e Protagonismo”, serão realizadas palestras, minicursos, mesas-redondas e atrações culturais, tudo com transmissão pelo IFFTube, canal do IFF no YouTube.

 A abertura está marcada para às 17h30min com o lançamento do curso online sobre História da África pelo Centro de Memória e pelo Neabi do IFF Campus Bom Jesus do Itabapoana. A noite ainda promete com uma Live Musical entremeada com  discussão antirracista com os bolsistas dos Projetos de Extensão Quartas Musicais e Sarau do IFF e o  músico e ativista negro Marcelo Benjá, às 18h. Após, às 19h30min, terá a conferência magna com a escritora Geni Guimarães, mundialmente conhecida e uma referência nacional como escritora negra e vencedora do prêmio Jabuti.

 “É um evento que pretende discutir a fundamental temática da defesa dos direitos da população negra, estimulando cada vez mais uma postura antirracista. Neste ano de 2020, especialmente, queremos destacar o protagonismo negro, bem como trazer para o debate a questão da violência e do apagamento da cultura negra”, ressalta a coordenadora do Novembro Negro, a professora do IFF Bom Jesus Karina Hernandes Neves.

 Toda a programação pode ser conferida no site oficial.  O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi/Campus Bom Jesus do Itabapoana), pela Coordenação de Políticas Culturais e Diversidade do IFF, além da Comissão Organizadora e Científica, instituída pela Portaria IFF N.º 638/2020 

Serviço:
Novembro Negro - Lutas e Desafios da População Negra: Violência, Resistência e Protagonismo
16 a 19 de novembro de 2020
https://www.even3.com.br/novembronegroiff2020/
Gratuito

 

registrado em: , ,