XIII Confict e VI Conpg

Evento, que reúne o IFF, a Uenf e a UFF, terá como tema central “Desafios da Ciência no Pós-Pandemia”

por Comunicação Social da Reitoria publicado 17/06/2021 09h35, última modificação 31/08/2023 13h02
O congresso será online, de 22 a 25 de junho de 2021, transmitido pela plataforma Zoom-Galoá e pelo canal oficial da Uenf no Facebook. A conferência de abertura será com a Drª Margareth Dalcolmo (Fiocruz).

Tudo pronto para o XIII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict) e o VI Congresso Fluminense de Pós-graduação (Conpg). O evento acontece de 22 a 25 de junho de 2021, reunindo o Instituto Federal Fluminense (IFF), a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). A novidade deste ano é que as palestras terão tradução em libras.

Com o tema “Desafios da Ciência no Pós-Pandemia”, o congresso será de forma online, transmitido pela plataforma Zoom-Galoá e pelo canal oficial da Uenf no Facebook. O objetivo é trazer reflexões sobre a importância da Ciência no desenvolvimento do país. A cerimônia de abertura será na próxima terça-feira (22), às 9h.

A programação conta com palestras, atividades culturais e apresentação de trabalhos, nas categorias pôster e oral, dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibic e Pibiti) e de pós-graduação das três instituições organizadoras. O congresso é aberto ao público, mas a submissão de trabalhos é restrita aos alunos do IFF, Uenf e UFF.

A conferência de abertura será com a Drª Margareth Dalcolmo (Fiocruz) e mediação do professor Milton Kanashiro (Uenf), às 16h30. O evento vai receber também Suzana Kahn Ribeiro (UFRJ), na quarta-feira; Célia Kerstenetzky (UFRJ), na quinta; e Alice Ribeiro Casimiro Lopes (Uerj), na sexta.

De acordo com Marílvia Dansa de Alencar, da comissão organizadora e coordenadora institucional dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação da Uenf, foram recebidas 1.764 inscrições e a submissão de 1.313 resumos.

“O Confict/Conpg é um marco anual, quando a comunidade universitária se mobiliza e mostra o que vem fazendo em termos de ciência à sociedade. Neste ano, queremos pensar em possibilidades de futuro, com todas as lições que a pandemia da Covid-19 tem nos ensinado. Queremos pensar na possibilidade de recuperação do país, devastado por uma grave crise sanitária unida a uma irresponsabilidade política sem precedentes”, finalizou Marílvia.

Todas as informações sobre o XIII Confict e VI Conpg estão disponíveis no site do evento.

Fonte: Ascom/Uenf

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!