Ex-aluno cria marca para evento mundial

por admin publicado 09/02/2012 16h05, última modificação 31/08/2023 12h47
Gustavo Huguenin foi o criador da marca escolhida para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. Ele é ex-aluno do curso de Design Gráfico.

Foi no último dia de inscrição, faltando dez minutos para a Agência dos Correios fechar, que o designer Gustavo Huguenin enviou para uma seleção aquele que seria escolhido o novo símbolo da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, um dos maiores eventos do mundo.

Ex-aluno do curso de Design Gráfico do Instituto Federal Fluminense, Gustavo, 25 anos, conta que a logomarca criada por ele foi escolhida entre 200 outras enviadas de vários países.

“Eu já conhecia esse evento, pois sou católico, e decidi participar do concurso. A marca foi criada dentro de requisitos exigidos pela seleção. Eles passaram para os inscritos um briefing e a ideia era criar algo com características que remetessem ao lema da jornada ‘ide e fazei discípulos entre todas as nações’”, explica Gustavo.

A marca é bem brasileira e retrata o Rio de Janeiro, sede do evento que acontecerá de 23 a 28 de julho de 2013, na cidade maravilhosa. “Para essa criação, li o capítulo do Evangelho de Mateus, de onde foi tirado o lema da JMJ Rio2013, uma passagem em que Jesus foi se encontrar com os discípulos numa montanha”, conta.

O resultado é a figura de Jesus retratada pelo Cristo Redentor, a montanha com as curvas do Pão de Açúcar, as cores do Brasil e o coração, que segundo Gustavo, representa o discípulo, que traz Jesus no coração.

A criação já é sucesso no mundo todo e o designer tem recebido, através das mídias sociais, elogios pela sensibilidade de unir o tema com as características do local do evento. A cerimônia de apresentação aconteceu no último dia 07 de fevereiro e Gustavo foi surpreendido com a notícia da escolha da sua logo.

“Foi uma surpresa. A gente se inscreve com a esperança de ganhar e é muito emocionante ver o meu trabalho reconhecido, as pessoas aplaudindo. Esse é o prêmio maior, meu trabalho espalhado pelo mundo inteiro, em um evento mundial, e saber que de alguma forma as pessoas vão levar essa marca para casa, seja numa camisa ou em outro material”.

Em 2013, no Rio de Janeiro, será a primeira vez que Gustavo irá participar de uma Jornada Mundial da Juventude, que promete ficar para sempre na memória dele e trazer bons frutos profissionais. Formado desde 2010 pelo Instituto Federal Fluminense, atualmente, ele tem um escritório de Design Gráfico na cidade de Cantagalo, região Serrana do Rio, onde nasceu.

“O IF Fluminense representou um crescimento profissional e a confirmação da carreira que eu queria seguir, inclusive, durante o período do curso, fui bolsista do CNPq na instituição. Portanto, a ligação com o IFF foi muito importante na minha vida”, finaliza.

Jornada Mundial da Juventude - Tudo começou com um encontro promovido pelo Papa João Paulo II em 1984, que deu origem à Jornada Mundial da Juventude realizada pela primeira vez em Roma, em 1986. Na última edição, em agosto de 2011 em Madri, reuniu mais de 2 milhões de jovens no último dia de evento. Para o Rio de Janeiro, o Comitê Organizador Local estima um público de 2 a 3 milhões de pessoas. São catequeses, testemunhos, partilhas, exemplos de amor ao próximo e à Igreja, festivais de música e atividades culturais.