Reditec 2018

Experiências de metodologias de ensino lotam Mostra na Reditec

por Sheneville Araújo (IFRR) publicado 13/09/2018 20h40, última modificação 31/08/2023 12h51
Redução da carga horária do Ensino Integrado em campus do IF Goiano foi uma das experiências que mais despertou interesse na mostra.
Experiências de metodologias de ensino lotam Mostra na Reditec

Foram apresentados projetos da temática Currículos e Metodologias de Ensino (Foto: Breno Menezes - Ifap)

O tema Currículos e Metodologias de Ensino em tempos de implementação de novas diretrizes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio foi o que titulou uma das mostras mais procuradas dentro da programação das Experiências Exitosas, neste quarto dia de Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), sediada em Búzios-RJ.

Dentre os trabalhos expostos estavam projetos e ações relacionados a atividades de extensão, ensino a distância, inovação pedagógica, formação de professores, tecnologias digitais, entre outros. "A metodologia do ensino e currículo é uma questão que exige constante aperfeiçoamento e, por isso, todos os trabalhos apresentados aqui são relacionados a assuntos atuais, já que este é um momento em que todos os institutos estão reorganizando os currículos, despertando grande interesse pelas inovações e os trabalhos que vem produzindo resultados positivos", comentou a diretora de Políticas Educacionais do Instituto Federal Fluminense (IFF), Saionara Rosa Cruz.

Uma das exposições com maior participação do público foi a do trabalho "Redução da carga horária na perspectiva do currículo integrado", do Campus Avançado de Hidrolândia, do IF Goiano, apresentado pela diretora de Ensino da unidade, Thays Martins Vital da Silva, que demonstrou resultados, como oportunização de mais tempo de estudos para os alunos; redução da evasão e reprovação escolar; maior envolvimento dos estudantes em atividades de apoio, monitoria, projetos de ensino, pesquisa e extensão, entre outros.

Segundo ela, essa ação promovida a partir da integração entre as áreas básica e técnica para os cursos de ensino médio integrado, possibilitou ao Campus Goiano, garantir uma maior permanência dos estudantes no instituto federal. Com as mudanças, envolvendo atividades integradas, houve uma redução de 34 para 30 aulas semanais, a disponibilização de dois intervalos de 15 minutos ao dia, dentro do mesmo período de três anos de curso, o que oportunizou mais tempo para os estudantes se dedicarem a outras atividades.

"Esse trabalho de implementação de disciplinas integradas e ensino compartilhado entre professores com disciplinas de assuntos afins, ocorreu em um processo lento de convencimento. No entanto, quando os envolvidos começaram a fazer e acreditar, verificando os resultados, começaram também a mudar de ponto de vista e contribuir efetivamente com o trabalho", comentou.

Para ela, essa Mostra de Experiências Exitosas é um momento importante dentro da programação da Reditec, levando em conta o fato de que trata-se da oportunidade de todos terem acesso aos trabalhos que já deram certo e também discutir o que não deu certo para melhorar a execução. "É um momento riquíssimo esse em que toda a rede pode trocar as experiências e levar para si o que deu certo, além de poder aperfeiçoar as ações", declarou.

O diretor-geral do Campus Tabuleiro do Norte, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Sildemberny Souza, que fez questão de acompanhar essa atividade dentro da reunião, destaca a necessidade da realização desse compartilhamento de experiências, no âmbito do currículo e metodologia, em razão da necessidade que permeia atualmente o Ensino Médio Integrado, buscando ocupar espaços de tempo dos estudantes com atividades criativas e integradas, com foco na qualidade e obedecendo a legislação.

"Temos que observar sempre que o estudante de hoje é diferenciado, tem mais acesso à informação a qualquer hora, mas isso não se traduz em conhecimento. Portanto, o desafio é fazer esse ensino de qualidade dentro de uma escola mais atrativa para este novo aluno, mas de maneira pensada, articulada. Daí a importância dessa Mostra de Experiências Exitosas, onde fortalecemos nosso 'network' e somamos conhecimentos, com trabalhos como esse aqui apresentado, relacionado à atividades integradas e redução de carga horária, em que uma grande participação do público pode ser observada, devido à busca de aprimoramento das nossas condições de trabalho e indicadores de ensino", observou.

O coordenador da Mostra Currículos e Metodologias de Ensino, Francesco Luigli, do IFF, avaliou a realização da atividade como produtiva, devido à alta participação e a troca oportunizada com a exposição de trabalhos, que despertaram interesse significativo. "Além da maioria dos institutos ainda estar em fase de implementação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, anida que não aborde diretamente a nossa área, também estamos em momento de discussão da Reforma do Ensino Médio, de maneira que espaços como esse para troca de experiências exitosas e discussão de temáticas que contribuam para a construção pedagógica voltada para a execução dessas mudanças é válida para todos os institutos federais", declarou.

Acompanhe a Reditec 2018 pelo FacebookInstagram e pelo canal do IFFluminense no Youtube, o IFF Tube

As fotos do evento podem ser acessadas AQUI