Reditec 2018

Experiências Exitosas de “Acesso, Permanência e Êxito” apresentam trabalhos sobre inclusão e integração

por Lara Rios (Ifes) publicado 14/09/2018 10h33, última modificação 31/08/2023 12h51
Ações destacam a promoção do diálogo com a sociedade e compreensão das necessidades dos estudantes como ferramentas fundamentais.

Trabalhos têm o objetivo de contribuir com a solução de problemas comuns. (Foto: Alexandre Willian - IFF)

Na última tarde da Mostra de Experiências Exitosas, a temática de “Acesso Permanência e Êxito” apresentou uma série trabalhos com o objetivo de contribuir com a solução de problemas comuns para as instituições da Rede Federal. Os temas abordados durante a primeira sessão desta quinta-feira, 13 de setembro, foram articulação da educação profissional com a educação de jovens e adultos, integração com comunidade, ações de inclusão e desenvolvimento social para criação de novos cursos e ferramentas educacionais para promover motivação e engajamento nos estudos.

Na segunda parte da atividade, uma experiência que cria um laço subjetivo e uma aproximação singularizada da instituição com os estudantes foi apresentada pela pedagoga do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC),  Sandra Lopes Guimarães. O trabalho mostra que a solução de humanizar o contato com os estudantes contribui com o comprometimento tanto deles com o curso, quanto da instituição com o acolhimento. Ainda foram tratados os temas de oferta de produtos e serviços para egressos e edital de apoio para busca ativa de público para o Proeja, modalidade da Educação de Jovens e Adultos.

A coordenadora da sessão Cátia Cristina Brito Viana, do Instituto Federal Fluminense (IFF) afirma que  o compartilhamento de atividades em realidades tão distintas é o mais importante na programação da Mostra. Ainda de acordo com ela, foi possível destacar que há uma convergência na conclusão dos trabalhos:  “o cuidado com o estudante na perspectiva da inclusão, não só quanto acesso, mas também atenção aos currículos.”

Acompanhe a Reditec 2018 pelo FacebookInstagram e pelo canal do IFFluminense no Youtube, o IFF Tube.

As fotos do evento podem ser acessadas AQUI