Notícias

Reditec 2018

Experiências exitosas inspiram Institutos de todo o país

por André Nazário (IF Sertão - PE) publicado 13/09/2018 19h22, última modificação 31/08/2023 12h51
Institutos apresentaram ações inclusivas, e de melhorias das atividades de políticas e assistência estudantis.
Experiências exitosas inspiram Institutos de todo o país

Foram compartilhados projetos da temática de Inclusão, Políticas e Assistência Estudantil (Fotos:Rodrigo Fonseca - Ifam)

   A sala Polo de Inovação recebeu, na tarde desta quarta-feira (12), sete experiências exitosas no eixo de Políticas Estudantis, Inclusão e Assistência Estudantil. O momento, considerado um dos mais importantes da Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), aconteceu simultaneamente em várias salas, de acordo com suas especificidades.  

  O primeiro bloco de apresentações foi voltado para a Inclusão. Desta forma, contou a exposição do Projeto IF Mundo, que tem como objetivo reproduzir as discussões estabelecidas pela Organização das Nações Unidas – ONU, desenvolvido no IFNMG. Logo após, foi mostrada a experiência na aprendizagem de inglês para pessoas com Síndrome de Down, coordenado por professores do IFPE. 

  Por último, o projeto “Banheiro da Gente”, que propôs uma ressignificação da classificação dos banheiros no campus Belford Roxo, do IFRJ. Ministrada pelo Diretor-Geral do campus, Fábio Silva, as apresentações contribuíram bastante para a integração entre os Institutos. “As experiências servem para compartilharmos práticas de gestão, seja na questão do ensino, como é o caso do banheiro que é uma ação física de mudança na concepção, ou na pedagógica, como foi apresentado pelos colegas. Esses casos fazem a gente refletir, se inspirar, e, de alguma forma, replicar o que é positivo”, salientou. 

  O segundo bloco de apresentações teve foco nas questões ligadas às políticas estudantis e assistência estudantil. A facilitação e integração de todo o sistema de política estudantil do IFPI, foi exposto pelo professor Diego Cordeio – IFPI, através do Sistema de Fluxo de Atendimento ao Estudante (SIFAE). A mobilidade acadêmica Internacional no IFSULDEMINAS foi apresentada pelo reitor, Marcelo Bregagnoli, que destacou esse momento como o ponto alto da Reditec. “É a terceira vez que apresento experiência exitosa, em diferentes áreas. Cada fala, pergunta, te remete algo sobre o seu programa, a forma de atuação, onde temos que melhorar, onde temos que ampliar, e, logicamente olhando os demais cases, você traz muito para sua Instituição”, pontuou. 

   Em seguida, a gestão de comunicação “Sou IFPE”, foi apresentada ao público. O projeto procura personagens entre os alunos da Instituição que tenham histórias inspiradoras de vida e de amor ao Instituto e realiza vídeos-depoimentos com eles.  A última ação da tarde mostrava o Sistema Inteligente de Diagnóstico e causas de insucesso nos IF’s, apresentados pelo professor Lair Meneses, do IFPA.   

   Ao final das apresentações foi realizada uma pequena discussão, onde todos os presentes puderam questionar e debater ideias acerca das experiências. 

 Acompanhe a Reditec 2018 pelo FacebookInstagram e pelo canal do IFFluminense no Youtube, o IFF Tube

 As fotos do evento podem ser acessadas AQUI