Feira apresenta pesquisas de estudantes

por admin publicado 13/11/2014 16h50, última modificação 31/08/2023 12h46
A II Feira de Ciência e Tecnologia reuniu trabalhos de estudantes de diversos campi do IFF com o objetivo de apresentar a produção científica e tecnológica.

O segundo dia de apresentações da II Feira de Ciência e Tecnologia do IFFluminense foi realizado nesta quinta-feira, 13 de novembro, no campus Campos Centro. Os estudantes bolsistas do Programa Petrobras de Formação de Recursos Humanos expuseram o resultado de suas pesquisas em diversas áreas.

Os alunos Cassiana Tavares Rosa e Matheus Henrique da Silva, do campus Campos Centro, apresentaram a comunicação oral “Corrosão em gasodutos e oleodutos onshore”.

“Ser bolsista Petrobras propicia o desenvolvimento do conhecimento e nos faz assumir um compromisso com a busca desse conhecimento, nos induz à pesquisa e a conhecer o mundo do trabalho. Apresentar o projeto foi um desafio e, após um ano de estudos, estamos felizes com o resultado” relatou Cassiana, que é aluna do curso Técnico em Química.

Também teve apresentação oral do projeto “Biogestão dos resíduos orgânicos da suinocultura e utilização do biogás produzido” de autoria de Everaldo Teixeira, Laís Barros e Lucas Leite, estudantes do campus Bom Jesus do Itabapoana. “O projeto foi uma experiência que contribuiu positivamente para nossa formação” declarou Everaldo.

Entre os diversos banners apresentados estava a pesquisa “Levantamento da biomassa lenhosa em sistema agroflorestal em aleias e determinação do carbono fixo em uma propriedade rural situada em Campos dos Goytacazes” de autoria de Jozely Costa da Silva, Jozileni Fernandes Gomes, Maria da Penha Lourenço, Regina Lúcia Maia e Simone Valéria Florêncio, todas alunas de Meio Ambiente do Campos Guarus.

De acordo com Regina “o trabalho foi uma realização pessoal e profissional, pois, além de nos trazer a prática do curso que escolhemos, também é um tema que nos preocupa como cidadãs”.

A II Feira de Ciência e Tecnologia foi realizada no dia 12, no campus Macaé, e nesta quinta no campus Campos Centro. Além das apresentações das pesquisas, contou com atividades culturais e a palestra “Processos sobre a plataforma P-40”, do ex-técnico em operação da Petrobras, Joelson Higino de Souza.

Veja as fotos do evento AQUI.

IFF nas redes: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em 13/11/2014)