Reditec 2018

Ferramentas contribuem para melhoria da gestão do ensino na Rede

por Rebeca Casemiro (IFCE) publicado 13/09/2018 20h49, última modificação 31/08/2023 12h51
Ações de todo o país foram compartilhadas em sessão de experiências exitosas.
Ferramentas contribuem para melhoria da gestão do ensino na Rede

Melhorar a gestão do ensino foi objetivo principal de sessão da Mostra de Experiências Exitosas. (Foto: Breno Menezes - IFAP)

Trocar ideias sobre ferramentas pensadas com o objetivo de melhorar a gestão do ensino nos campi das instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica foi o objetivo para reunir servidores em torno das apresentações da Mostra de Experiências Exitosas da área.

No Campus Santo Antônio de Pádua do Instituto Federal Fluminense uma ação tem trazido resultados positivos ao buscar aproximar a gestão dos estudantes. Conforme explicou o diretor-geral do campus, Arthur Rezende, foi institucionalizado um fórum de alunos, com representações de turmas, grêmios e membros do conselho acadêmico.

Segundo ele, o fórum tem caráter propositivo e consultivo e chama o aluno para a responsabilidade dele junto à instituição. "Neste fórum, que se reúne mensalmente, os alunos têm liberdade para propor, relatar problemas e discutir assuntos do interesse deles. Tem sido uma ferramenta importante, participativa e que aproxima a gestão do aluno na busca de soluções conjuntas para questões das diversas áreas do campus", comentou.

Uma outra experiência de gestão compartilhada foi do Colégio Pedro II (CPII) e que também mostra que é possível gerar uma cultura participativa. Com a instituição de comissões e subcomissões em várias frentes de atuação dentro do campus, a decisão coletiva tem fortalecido a democracia e a coletividade.

"Ainda temos alguns desafios, como a participação e proposição maior dos pais, por exemplo. Mas os benefícios são visíveis, como a participação mais ativa da comunidade, a credibilidade prática, um grupo fortalecido com poder de decisão", explicou a diretora-geral do campus Humaitá I do CPII, Ana Paula Giraux.

E não são apenas gestores que pensam em soluções que melhoram a gestão do ensino na Rede. Os alunos também são protagonistas. O estudante Mateus Marcos, do curso de Gestão de Tecnologia da Informação do Campus Floresta do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, apresentou uma plataforma de armazenamento de trabalhos acadêmicos: o IF-Cloud.

A iniciativa surgiu quando alunos sentiram dificuldades de encontrar informações sobre o que estava sendo pesquisado pela comunidade acadêmica do campus e de ter um lugar onde encontrar essas informações de maneira mais ágil. "Diante da inexistência de um repositório virtual, os alunos e professores se juntaram e formataram essa ferramenta. Definiram os requisitos, levantaram a produção e depois cadastraram na plataforma que tem sido fundamental para colaboração entre pesquisadores e estimulado alunos a definirem que pesquisas realizar", explicou.

Acompanhe a Reditec 2018 pelo FacebookInstagram e pelo canal do IFFluminense no Youtube, o IFF Tube

As fotos do evento podem ser acessadas AQUI